Análise Histórica do Conteúdo de Relatividade Especial nos Livros Didáticos de Física do PNLD 2018
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2021v24p112-153Resumo
Resumo
O uso adequado história das ciências pode servir como ferramenta didática para complementar e oportunizar o ensino de física. Porém, o fato de educadores não terem instrumentalização em história e filosofia das ciências e a dificuldade de encontrar boas fontes históricas em linguagem acessível, tem criado obstáculos para um uso adequado desse instrumento didático. A fim de contribuir para a construção de interfaces entre história das ciências e ensino, propusemos a realização de uma análise histórica do conteúdo de relatividade especial nos 12 livros didáticos de física aprovados do PNLD 2018. Para apreendermos a análise, realizamos uma leitura do material e construímos seis categorias históricas a posteriori. Essas categorias nortearam uma vasta revisão de literatura em fontes primárias e na história da relatividade especial que culminou na construção de textos de apoio que, em seguida, foram usados para avaliar o conteúdo histórico apresentados nos livros didáticos. A análise apontou que esses livros didáticos apresentam diversas incongruências e anacronismos. Com base nesses resultados, tecemos reflexões e concluímos que é necessário de uma maior aproximação entre educadores científicos e historiadores das ciências para a construção de interfaces entre história e ensino de ciências.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, História e Filosofia das Ciências, Relatividade Especial.
Abstract
The proper use of the history of sciences can serve as a didactic tool to complement and provide opportunities for the teaching of physics. However, the fact that educators are not instrumental in the history and philosophy of science and the difficulty of finding good historical sources in accessible language has created an adequate use of this didactic instrument. In order to contribute to the construction of interfaces between the history of science and teaching, we proposed to carry out a historical analysis of the special relativity content in the 12 relaxed physics textbooks of the PNLD 2018. In order to apprehend the analysis, we read the material and we built six historical categories a posteriori. These categories guided a vast review of the literature in primary sources and in the history of special relativity, which culminated in the construction of supporting texts that were then used to assess the historical content distributed in textbooks. The analysis pointed out that these textbooks have several inconsistencies and anachronisms. Based on the results, we reflect and conclude that a closer relationship between scientific educators and science historians is necessary for the construction of interfaces between history and science teaching.
Keywords: Science Teaching, History and Philosophy of Science, Special Relativity.