Análise Histórica do Conteúdo de Relatividade Especial nos Livros Didáticos de Física do PNLD 2018

Autores

  • Ricardo Capiberibe Nunes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Cursa Doutorado em Ensino de Ciências (Construção do Conhecimento) pelo PPEC-UFMS
  • Wellington Pereira Queirós Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Professor Adjunto 2 do Instituto de Física
  • Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha Universidade Federal de Goiás / Professor Adjunto IV do Instituto de Física

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2021v24p112-153

Resumo

Resumo

O uso adequado história das ciências pode servir como ferramenta didática para complementar e oportunizar o ensino de física. Porém, o fato de educadores não terem instrumentalização em história e filosofia das ciências e a dificuldade de encontrar boas fontes históricas em linguagem acessível, tem criado obstáculos para um uso adequado desse instrumento didático. A fim de contribuir para a construção de interfaces entre história das ciências e ensino, propusemos a realização de uma análise histórica do conteúdo de relatividade especial nos 12 livros didáticos de física aprovados do PNLD 2018. Para apreendermos a análise, realizamos uma leitura do material e construímos seis categorias históricas a posteriori. Essas categorias nortearam uma vasta revisão de literatura em fontes primárias e na história da relatividade especial que culminou na construção de textos de apoio que, em seguida, foram usados para avaliar o conteúdo histórico apresentados nos livros didáticos. A análise apontou que esses livros didáticos apresentam diversas incongruências e anacronismos. Com base nesses resultados, tecemos reflexões e concluímos que é necessário de uma maior aproximação entre educadores científicos e historiadores das ciências para a construção de interfaces entre história e ensino de ciências.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, História e Filosofia das Ciências, Relatividade Especial.

Abstract

The proper use of the history of sciences can serve as a didactic tool to complement and provide opportunities for the teaching of physics. However, the fact that educators are not instrumental in the history and philosophy of science and the difficulty of finding good historical sources in accessible language has created an adequate use of this didactic instrument. In order to contribute to the construction of interfaces between the history of science and teaching, we proposed to carry out a historical analysis of the special relativity content in the 12 relaxed physics textbooks of the PNLD 2018. In order to apprehend the analysis, we read the material and we built six historical categories a posteriori. These categories guided a vast review of the literature in primary sources and in the history of special relativity, which culminated in the construction of supporting texts that were then used to assess the historical content distributed in textbooks. The analysis pointed out that these textbooks have several inconsistencies and anachronisms. Based on the results, we reflect and conclude that a closer relationship between scientific educators and science historians is necessary for the construction of interfaces between history and science teaching.

Keywords: Science Teaching, History and Philosophy of Science, Special Relativity.

Biografia do Autor

Ricardo Capiberibe Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Cursa Doutorado em Ensino de Ciências (Construção do Conhecimento) pelo PPEC-UFMS

Tenho graduação em Física e mestrado em Ensino de Ciências (Construção do Conhecimento) e curso doutorado em Ensino de Ciências (Construção do Conhecimento).

Meus campos de pesquisa, atualmente, são:

1) Física-Matemática: Interfaces entre Space-Time Algebra, Números Híbridos e Números Hipercomplexos
2) História, Epistemologia e Sociologia das Ciências e Science Studies
3) Cibernética e Teoria dos Sistemas aplicados à Teoria Social
4) Educação Científica e Ensino de Ciências

Wellington Pereira Queirós, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Professor Adjunto 2 do Instituto de Física

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atua como professor Adjunto 2 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas principais linhas de pesquisa são: Formação de Professores, História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Física; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Física; Formação de Professores na Educação em Ciências e Física. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Atua também na Educação a Distância (EAD). Atualmente é representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha, Universidade Federal de Goiás / Professor Adjunto IV do Instituto de Física

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Goiás, bacharelado (2002) e licenciatura (2006), mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005) e Doutorado em Física pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é Professor Adjunto IV do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: auto-organização e formação de padrão em sistemas físicos, químicos e biológicos; sistemas dinâmicos e equações de dinâmica de populações. Atualmente tem forte atuação na área de Ensino Física, no regime presencial e não presencial, trabalhando na formação de professores no regime presencial e atuando em cursos de graduação e especialização de professores em Física, na modalidade a distância.

Downloads

Publicado

2021-12-26

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino