O Predomínio das Histórias da Ciência Internalistas e a Permanência da Ausência de Historiadores Brasileiros na Escrita da Ciência e Seus Reflexos no Ensino de História

Autores

  • Douglas Cesar de Almeida Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v28p89-108

Palavras-chave:

História da Ciência, Ensino de História, Ensino de Ciências, CTSA, STEAM

Resumo

Resumo

O artigo discute sobre a total ausência da História da Ciência na pesquisa em ensino de história no Brasil. Inicialmente apresentamos a emergência do campo da História da Ciência em dois contextos distintos. No primeiro contexto, a História da Ciência emerge como subcampo de estudos das ciências particulares, com enfoque na história das ideias. No segundo contexto, a História da Ciência nasce como subcampo de saber historiográfico a partir da Revolução Documental representada pela Nova História, com foco na história social das ciências. Essas duas vertentes, que possuem como objeto a História da Ciência, coexistem de forma relativamente autônomas e independentes. Assim, as diversas gerações de historiadores e de historiadores da ciência, têm contribuído para o desenvolvimento do conhecimento científico da área, e alargando o campo para as reflexões sobre o ensino de História da Ciência. Por um lado, temos a contribuição da História da Ciência produzida pelas diversas ciências particulares na prática pedagógica, em especial as metodologias CTSA e STEAM. E por outro, a permanência da ausência da História da Ciência como objeto de estudo historiográfico, com seus reflexos no ensino de História. Dessa forma, defendemos a necessidade da História em se apropriar e contribuir no campo de pesquisa da História da Ciência, e por extensão do seu ensino na sala de aula de História.

Palavras-chave: História da Ciência; Ensino de História; Ensino de Ciências.

Abstract

The article discusses the total absence of the History of Science in research on history teaching in Brazil. Initially, we present the emergence of the field of History of Science in two different contexts. In the first context, the History of Science emerges as a subfield of particular science studies, focusing on the history of ideas. In the second context, the History of Science is born as a subfield of historiographical knowledge from the Documental Revolution represented by the New History, focusing on the social history of the sciences. These two strands, which have the History of Science as their object, coexist in a relatively autonomous and independent way. Thus, the different generations of historians and science historians have contributed to the development of scientific knowledge in the area, and widening the field for reflections on the teaching of the History of Science. On the one hand, we have the contribution of the History of Science produced by the various particular sciences in pedagogical practice, in particular the STSE and STEAM methodologies. And on the other hand, the permanence of the absence of the History of Science as an object of historiographical study, with its reflections on the teaching of History. In this way, we defend the need for History to appropriate the research field of the History of Science, and by extension its teaching in the History classroom.

Keywords: History of Science; History Teaching; Science Teaching.

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência