Atuação e formação do profissional de Enfermagem no Ceará de 1865 a 1943: o que dizem as matérias jornalísticas

Autores

  • Silvia Maria Nobrega-Therrien Universidade Estadual do Ceara (UECE)
  • Maria Irismar de Almeida Universidade Estadual do Ceara (UECE)
  • Roberlandia Evangelista Lopes Ávila Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Elane da Silva Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Carolina Nobrega Saboia Luz Universidade Estadual do Ceara (UECE)
  • Adriana Nobrega Silva Universidade Federal do Ceara (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v28p45-59

Palavras-chave:

Ensino de Enfermagem, Percurso histórico, Ceará

Resumo

Resumo

Existem lacunas sobre a atuação e a formação da enfermeira na realidade cearense, o que torna frágil o conhecimento histórico acerca dessa categoria profissional. Objetiva-se, assim, reconstituir as raízes da atuação e formação em Enfermagem no Ceará, no período de 1865 a 1943, com vistas a contribuir com os conhecimentos no campo de formação, ensino e história dessa profissão. Trata-se de estudo histórico do tipo documental, tendo como campo empírico o estado do Ceará. Como fonte documental, reporta-se para as matérias jornalísticas. Pode-se identificar que o profissional de Enfermagem se destaca a partir da criação dos hospitais e a formação desse trabalhador, que ocorria apenas a partir da observação de como se dava assistência hospitalar, se modifica com as exigências do mercado. Isso porque, à medida que esse trabalhador da saúde foi-se tornando mais necessário, houve a preocupação em ofertar cursos de formação, inclusive no próprio estado, a fim de valorizar o próprio contexto cearense e, por conseguinte, suas demandas. Constata-se, portanto, que as matérias jornalísticas se configuram como estratégia para reconstituir a história da Enfermagem, em relação à profissão e formação, trazendo, assim, à tona outras percepções, ainda pouco exploradas, acerca do tema em estudo.

Palavras-chave: Ensino de Enfermagem; Percurso histórico; Ceará.

 

Abstract

There are gaps in the role and training of nurses in Ceará, which makes historical knowledge about this professional category fragile. Thus, the objective is to reconstitute the roots of Nursing activities and training in Ceará, from 1865 to 1943, with a view to contributing to knowledge in the field of training, teaching and history of this profession. This is a documentary-type historical study, having the state of Ceará as an empirical field. As a documentary source, it reports to journalistic articles. It can be identified that the Nursing professional stands out after the creation of hospitals and the training of this worker, which occurred only from the observation of how hospital care was provided, changes with the demands of the market. This is because, as this health worker became more necessary, there was a concern to offer training courses, including in the state itself, in order to value the Ceará context itself and, consequently, its demands. It appears, therefore, that journalistic articles are configured as a strategy to reconstruct the history of Nursing, in relation to the profession and training, thus bringing to light other perceptions, still little explored, about the topic under study.

Keywords: Nursing Teaching; Historical route; Ceará. 

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino