Desenvolvimento de um recurso multimídia integrador da História da Ciência e da Experimentação à luz da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia

Autores

  • Oscar Vitor dos Santos Borba Universidade Federal do Pampa
  • Eliade Ferreira Lima Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p188-209

Palavras-chave:

História da Ciência, Experimentação, TDIC, Audiovisual

Resumo

Resumo

Neste trabalho é relatado o processo de desenvolvimento do VídeoLab: um recurso multimídia constituído por uma coleção de vídeos acerca do contexto histórico de experimentos científicos, exposta, por meio da hipermídia QR Code, no Laboratório de Ensino de Física da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS. Como embasamento teórico-metodológico, utilizou-se dos princípios que regem a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e um modelo de produção audiovisual envolvendo cinco etapas: planejamento, pré-produção, produção, edição e publicação. Ao final, obteve-se três vídeos de cunho educacional a respeito do gerador eletrostático de Van de Graaff, do experimento da Torre de Pisa e do Cubo de Leslie. A partir da utilização do recurso, pretende-se contribuir para a contextualização de aulas práticas ministradas no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura da Unipampa. Somado a isso, busca-se a promoção da ciência, através de sua exposição em ações de extensão e divulgação científica.

Palavras-chave: História da Ciência; Experimentação; TDIC; Audiovisual.

Abstract

In this work, the development process of VideoLab is reported: a multimedia resource consisting of a collection of videos about the historical context of scientific experiments, exposed through QR Code hypermedia at the Physics Teaching Laboratory of the Federal University of Pampa, Uruguaiana/RS. As a theoretical-methodological basis, the principles governing the Cognitive Theory of Multimedia Learning and an audiovisual production model involving five stages were used: planning, pre-production, production, editing, and publication. In the end, three educational videos were obtained about the Van de Graaff electrostatic generator, the Tower of Pisa experiment, and the Leslie Cube. Through the use of the resource, it is intended to contribute to the contextualization of practical classes taught in Natural Sciences – Degree at Unipampa. Added to this, the promotion of science is sought through its exposure in scientific dissemination activities.

Keywords: History of Science; Experimentation; DTIC; Audiovisual.

Biografia do Autor

Eliade Ferreira Lima, Universidade Federal do Pampa

Docente do curso Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - campus Uruguaiana. Doutora em Ciências pela UFRGS (2013), pós-doutorado em Astrofísica Estelar pela UFSM (2014-2015), mestre em Física pela UFABC (2009), possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela UESB (2006). Atuou nas áreas de Física de Altas Energias com ênfase em Raios Cósmicos e Campos Magnéticos Extragalácticos e em Astrofísica Estelar, realizando o estudo fotométrico da estrutura e estado dinâmico de aglomerados estelares imersos e abertos. Atua na divulgação da Astronomia para a comunidade e no apoio à entrada e permanência de meninas nas áreas STEAM. Atuando também no combate ao assédio sexual no ambiente acadêmico. Coordena a Feira de Cências Universidade-Comunidade desde 2017. É membro-coordenadora do grupo Cientistas do Pampa, integra a equipe do Parent in Science, membro do Comitê de Gênero e da Comissão de Verificação da Autodeclaração de Raça/Etnia UNIPAMPA - campus Uruguaiana, membro titular da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), da International Astronomical Union (IAU) e membro da Rede Nacionação de Educação e Ciências - (RNEC).

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Publicado

2024-07-01

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula