Desenvolvimento de um recurso multimídia integrador da História da Ciência e da Experimentação à luz da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p188-209Palavras-chave:
História da Ciência, Experimentação, TDIC, AudiovisualResumo
Resumo
Neste trabalho é relatado o processo de desenvolvimento do VídeoLab: um recurso multimídia constituído por uma coleção de vídeos acerca do contexto histórico de experimentos científicos, exposta, por meio da hipermídia QR Code, no Laboratório de Ensino de Física da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS. Como embasamento teórico-metodológico, utilizou-se dos princípios que regem a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e um modelo de produção audiovisual envolvendo cinco etapas: planejamento, pré-produção, produção, edição e publicação. Ao final, obteve-se três vídeos de cunho educacional a respeito do gerador eletrostático de Van de Graaff, do experimento da Torre de Pisa e do Cubo de Leslie. A partir da utilização do recurso, pretende-se contribuir para a contextualização de aulas práticas ministradas no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura da Unipampa. Somado a isso, busca-se a promoção da ciência, através de sua exposição em ações de extensão e divulgação científica.
Palavras-chave: História da Ciência; Experimentação; TDIC; Audiovisual.
Abstract
In this work, the development process of VideoLab is reported: a multimedia resource consisting of a collection of videos about the historical context of scientific experiments, exposed through QR Code hypermedia at the Physics Teaching Laboratory of the Federal University of Pampa, Uruguaiana/RS. As a theoretical-methodological basis, the principles governing the Cognitive Theory of Multimedia Learning and an audiovisual production model involving five stages were used: planning, pre-production, production, editing, and publication. In the end, three educational videos were obtained about the Van de Graaff electrostatic generator, the Tower of Pisa experiment, and the Leslie Cube. Through the use of the resource, it is intended to contribute to the contextualization of practical classes taught in Natural Sciences – Degree at Unipampa. Added to this, the promotion of science is sought through its exposure in scientific dissemination activities.
Keywords: History of Science; Experimentation; DTIC; Audiovisual.
Referências
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de, & Maria Lúcia Vital dos Santos Abib. “Atividades experimentais no ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades”. Revista Brasileira de Ensino de Física 25, no 2 (2003): 176–94. https://www.scielo.br/j/rbef/a/PLkjm3N5KjnXKgDsXw5Dy4R/?format=pdf&lang=pt.
Bahia, Ana Beatriz, & Andreza Regina Lopes da Silva. “Modelo de produção de vídeo didático para EaD”. Revista Científica de Educação a Distância 9, no 16 (2017). https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/696.
Blosser, Patrícia. “Matérias em pesquisa de Ensino de Física: o papel do laboratório no Ensino de Ciências”. Caderno Catarinense de Ensino de Física 5, no 2 (1988): 74–78. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9824/9049.
Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Carvalho, Anna Maria Pessoa de. “As práticas experimentais no ensino de Física”. Em Ensino de Física, 1o ed, 53–78. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
Contreras, Patrício Eduardo Orozco, Ricardo Machado Ellensohn, & Claudia Smaniotto Barin. “Produção de vídeos na perspectiva da aprendizagem multimídia”. Revista Novas Tecnologias na Educação 15, no 2 (2018). https://doi.org/10.22456/1679-1916.79197.
Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4o ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Gonçalves, Francisca Helen Cardoso, Ana Carolina Araújo da Silva, & Luisa Gomes de Almeida Vilardi. “Os desafios na utilização do laboratório de ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza”. Revista Insignare Scientia 3, no 2 (2020): 274–91. https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11409/7482.
Guimarães, Lucas, Denise Castro, Valéria Lima, & Maylta dos Anjos. “Ensino de Ciências e experimentação: reconhecendo obstáculos e possibilidades das atividades investigativas em uma formação continuada”. Revista Thema 15, no 3 (2018): 1164–74. https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1164-1174.991.
Guo, Philip, Juho Kim, & Rob Rubin. “How video production affects student engagement: An empirical study of MOOC videos”. Em L@S 2014 - Proceedings of the 1st ACM Conference on Learning at Scale, 41–50. Association for Computing Machinery, 2014. https://doi.org/10.1145/2556325.2566239.
Junior, Sergio Alberto Rizzo. “Educação audiovisual: uma proposta para a formação de professores de Ensino Fundamental e de Ensino Médio no Brasil”. Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo, 2011. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-12092011-154616/pt-br.php.
Luca, Anelise Grünfeld de, Sandra Aparecida dos Santos, José Claudio Del Pino, & Michelle Camara Pizatto. “Experimentação contextualizada e interdisciplinar: uma proposta para o ensino de ciências”. Revista Insignare Scientia 1, no 2 (2018): 1–21. https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7820.
Martins, Guidson, Luis Gustavo da Conceição Galego, & Carlos Henrique Medeiros de Araújo. “Análise da produção de vídeos didáticos de biologia celular em stop motion com base na teoria cognitiva de aprendizagem multimídia”. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia 10, no 3 (2017). https://doi.org/10.3895/rbect.v10n3.5060.
Martins, Roberto de Andrade. “Introdução: a História das Ciências e seus usos na educação”. Em Estudos de História e Filosofia das Ciências, 1o ed, 22–34. São Paulo: Livraria da Física, 2006.
Matthews, Michael. “História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação”. Caderno Catarinense de Ensino de Física 12, no 3 (1995): 164–214. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084.
Mayer, Richard. Multimedia Learning. 2o ed. New York: Cambridge University Press, 2009.
Müller, Rafael Marques. “Vídeos do Youtube sobre as simulações interativas Phet de Química: uma análise segundo a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia”. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/248473.
Pessoa Jr, Osvaldo. “Quando a abordagem histórica deve ser usada no ensino de Ciências?” Ciência & Ensino 1 (1996). https://opessoa.fflch.usp.br/sites/opessoa.fflch.usp.br/files/Hist-no-EC.pdf.
Ramos, Ivo de Jesus, & Luiz Henrique Amaral. “Relações e interações dos professores de Ciências e Matemática com as tecnologias”. Revista Holos 4 (2012): 226–41. https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/945.
Salvadego, Wanda Naves Cocco. “A atividade experimental no ensino de Química : uma relação com o saber profissional do professor da escola média”. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina, 2008. https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/a-atividade-experimental-no-ensino-de-quimica-uma-relacao-com-o-saber-profissional-do-professor-da-escola-media.
Silva, Grasiele Ruiz. “História da Ciência e experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental”. Revista Brasileira de História da Ciência 6, no 1 (2013): 121–32. https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/242.
Silva, Luana Maria da. “Análise de vídeos educacionais de morfologia vegetal por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM)”. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Pernambuco, 2022. https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47477/1/TCC%20Luana%20Maria%20da%20Silva.pdf.
Solbes, J., & M. Traver. “Resultados obtenidos introduciendo historia de la ciencia en las clases de física y química: mejora de la imagen de la ciencia y desarrollo de actitudes positivas”. Enseñanza de las Ciencias 19, no 1 (2001): 151–62. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.4020.
Vicente, Samira Arruda, José Antonio Ferreira Pinto, & Ana Paula Bispo Silva. “História da Ciência, experimentação e vídeos: introdução ao conteúdo de circuitos elétricos”. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista 10 (2020): 151–65. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i2.2722.