História da Ciência e a formação de professores: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p297-324Palavras-chave:
História da Ciência, Ensino de Química, Revisão Sistemática, Formação docenteResumo
RESUMO
Desde o século XX o estudo da História da Ciência para a educação em ciência vem sendo discutido. Os pesquisadores dessa temática defendem as abordagens históricas como meio de contextualizar e humanizar o ensino sobre ciências. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi mapear as produções realizadas sobre a temática História da Ciência no que tange o Ensino de Química com foco na formação de professores (as) nas edições de 2010 a 2020 do ENEQ, 2011 a 2021 do ENPEC e de 2010 a 2020 do BDTD. O método escolhido foi o levantamento bibliográfico a partir de palavras chaves como História da Ciência, formação inicial de professores e História da Química. Ao todo foram encontradas 43 publicações. Os trabalhos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, da qual emergiram cinco categorias: 1) Programa de Formação Docente; 2) Formação inicial de professores; 3) Formação continuada de professores; 4) Concepções de professores em exercício; 5) Análise curricular. Para o ENPEC, se acrescentou uma sexta categoria, a revisão bibliográfica. Os resultados apontam que o uso da História da Ciência em sala de aula ainda é pouco discutido e que se faz extremamente necessário a inclusão da HC na formação de professores.
PALAVRAS-CHAVE: História da Ciência, Ensino de Química, Revisão Sistemática, Formação docente.
ABSTRACT
Since the 20th century, the study of the History of Science for science education has been discussed. Researchers on this subject defend historical approaches as a means of contextualizing and humanizing science teaching. The aim of this study was therefore to map productions on the subject of the History of Science in relation to Chemistry Teaching, with a focus on teacher training, in the 2010-2020 editions of ENEQ, 2011-2021 editions of ENPEC and 2010-2020 editions of BDTD. The method chosen was a bibliographic survey using key words such as History of Science, initial teacher training and History of Chemistry. A total of 43 publications were found. The papers were analyzed using Content Analysis, from which five categories emerged: 1) Teacher Training Program; 2) Initial teacher training; 3) Continuing teacher training; 4) Conceptions of practicing teachers; 5) Curriculum analysis. For the ENPEC, a sixth category was added, the literature review. The results show that the use of History of Science in the classroom is still little discussed and that it is extremely necessary to include History of Science in teacher training.
KEYWORDS: History of Science, Chemistry Teaching, Systematic Review, Teacher Training.