Aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais do Rio Doce: o processo de construção de uma formação continuada

the process of building continued education

Autores

  • Manoel Augusto Polastreli Barbosa IFES
  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp421-432

Resumo

Resumo

Este manuscrito traz considerações relacionadas a uma pesquisa de doutorado em andamento que objetiva analisar a contribuição da discussão dos aspectos históricos e socioambientais na formação de educadores ambientais no município de Baixo Guandu – ES. Este recorte, de forma específica, busca discutir o processo de construção da disciplina “Aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais do Rio Doce” dos cursos de Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental e de Especialização em Educação Ambiental Escolar ofertados pelo Projeto Rio Doce Escolar (Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha - ES). Trata-se de um estudo de  abordagem qualitativa, exploratório e de natureza empírica.  Metodologicamente, ainda, busca aproximações com as premissas de um relato de experiência. Diante disso, a disciplina foi construída abordando conteúdos relacionados aos povos originários do Vale do Rio Doce e suas relações com a educação, o território e o ambiente; o Vale do Rio Doce e o processo de colonização, imigração, industrialização e degradação socioambiental; assim como, os aspectos sociais da Bacia do Rio Doce antes e depois do rompimento da Barragem de Fundão. Para o processo de construção, foram selecionados e produzidos materiais que abordassem os aspectos elencados de forma a proporcionar reflexões críticas sobre o crime ambiental ocorrido em cinco de novembro de 2015 pela Mineradora Samarco através do rompimento da barragem da Samarco em Fundão, Mariana - MG. Com a oferta da disciplina, espera-se que os educadores ambientais participantes maximizem a construção de conhecimentos e possibilidades de discussões, na perspectiva da educação, sobre a delimitação espacial e os aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais do território capixaba da Bacia do Rio Doce, necessários para suas respectivas atuações nas escolas de modo a formar sujeitos críticos, participativos, colaborativos e atuantes na sociedade. 

Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica, Formação de educadores ambientais, Pós-graduação

Abstract

This manuscript brings considerations related to ongoing doctoral research that aims to analyze the contribution of the discussion of historical and socio-environmental aspects in the training of environmental educators in the municipality of Baixo Guandu – ES. This section, specifically, seeks to discuss the construction process of the discipline “Socio-historical, economic and environmental aspects of Rio Doce” of the Improvement courses in Environmental Education Methodologies and Specialization in School Environmental Education offered by the Rio Doce Escolar Project (Federal Institute of Espírito Santo, Campus Vila Velha - ES). This is a study with a qualitative, exploratory and empirical nature. Methodologically, it also seeks approaches to the premises of an experience report. Given this, the discipline was built addressing content related to the original people of the Rio Doce Valley and their relationships with education, the territory and the environment; the Rio Doce Valley and the process of colonization, immigration, industrialization and socio-environmental manipulation; as well as the social aspects of the Rio Doce Basin before and after the collapse of the Fundão Dam. For the construction process, materials were selected and produced that addressed the aspects listed in order to provide reflections on the environmental crime that occurred on November 5, 2015 by Mineradora Samarco through the collapse of the Samarco dam in Fundão, Mariana - MG. By offering the discipline, it is expected that participating environmental educators will maximize the construction of knowledge and possibilities for discussion, from the perspective of education, on the spatial delimitation and socio-historical, economic and environmental aspects of the Espírito Santo territory of the Rio Basin Sweet, necessary for their respective activities in schools in order to form critical, participatory, collaborative and active subjects in society.

Keywords: Critical Environmental Education, Training of environmental educators, Postgraduate studies

Biografia do Autor

Antonio Donizetti Sgarbi, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC/SP, professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com lotação no Curso de Pedagogia - Ifes Campus Vila Velha. Leciona em cursos do EMI, Licenciaturas e nos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (EDUCIMAT) e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira (EHPS-PUC/SP). Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino com ênfase em: Educação, Ciência, Sociedade e Ambiente. Participa de projetos de pesquisa e extensão na área da Cidadania Socioambiental, relação escola/comunidade, educação emancipatória e escolanovismo católico.

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Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino