Experimentos, elaboração e reelaborações na construção da teoria eletromagnética: linhas fisica de força, campos, paramagnetismo e diamagnetismo

Autores

  • João Batista Alves dos Reis Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp106-123

Resumo

Resumo

 

Este estudo objetivou basicamente identificar as trilhas e reflexões nas interfaces da pesquisa aplicada em História da Ciência e Ensino, sobre os procedimentos teórico-experimentais na Royal Institution of Great Britain (RI), Londres de 1831 a 1854. Enfoque principal: a doutrina e a natureza dos experimentos de Michael Faraday (1791-1867) relativos às questões do uso de modelos, argumentação e das investigações presentes no Experimental Researches in Electricity (ERE), e na Lecture Observations on Mental Education (1854) e dois capítulos do autor deste estudo, intitulados: “Michael Faraday: diferentes formas de pensar o experimento” e “ ‘Anomalias de Polaridade’, novas linguagens,  a ‘físico-química’, luz e o ‘efeito coloidal’ em Michael Faraday”. Visando compatibilizar as interfaces das tendências didático-pedagógicas no Ensino e as perspectivas em História da Ciência, estratégias para a inserção da História da Ciência e Ensino, em cursos de Licenciatura e Bacharelado ênfase no estudo da estrutura e construção da teoria eletromagnética, ou seja, da importância das linhas de força física, dos campos elétrico e magnético, do paramagnetismo e diamagnetismo. Intensificou-se atenção a uma espécie de geometria rudimentar dinâmica, enfática e utilitária, avaliando as configurações e comportamento inerentes aos experimentos metodologicamente submetidos às linhas imaginárias das forças eletromagnéticas. Processos interativos, diálogos planejados, e multidisciplinares, ministrados em 4 (quatro) blocos de 15 (quinze) minutos cada e duas etapas de discussão aberta aos grupos participantes sobre a interpretação de uma fase teórica sob o olhar das emoções entre História da Ciência e Ensino para a inserção dos embasamentos teóricos, linguagem direta, dinâmica e contextualizada.

 

Palavras-chave: Eletromagnetismo; História da Ciência e Ensino; Michael Faraday

 

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Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino