Quando a Arte se Junta à História das Ciências: Newton, Goethe e Sugimoto

Newton, Goethe and Sugimoto

Autores

  • Mariana Valente Instituto de História contemporânea (IHC) - Polo da Universidade de Évora; Departamento de Física; Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp51-66

Palavras-chave:

prisma triangular, experiências do mundo, Spencer Finch

Resumo

Resumo

Neste trabalho, de natureza reflexiva, farei algumas incursões aos textos de Isaac Newton e de Johann W. von Goethe, sobre a origem das cores. Conhecendo o modo polémico de Goethe contra Newton, não pretendo opor ideias e experimentações destas duas personagens tão importantes e tão diferentes na forma de conhecer o mundo. As abordagens fenomenológicas de Goethe devem constituir-se como complemento importante quando nos interessamos por uma educação científica que nos ligue ao mundo e à fruição intelectual. Há artistas que ajudam a pressentir a importância das duas abordagens, expandindo horizontes e não retirando espessura ao mundo. Destacarei os trabalhos de Spencer Finch e de Hiroshi Sugimoto. A valorização pedagógica da história das ciências que tenho vindo a trabalhar, tem sido alimentada por alguns questionamentos que vou encontrando em escritos sobre arte. De onde vem esta forma especial e tão artificial como o é esta do prisma triangular e que atrai a atenção de Newton, num determinado momento? Como posso, por exemplo, alimentar o gosto de ter nas mãos este objeto? Agenciar com a arte, torna estes processos de conhecimento e de experiência mais estimulantes e significativos.

 

Palavras-chave: prisma triangular, experiências do mundo, Spencer Finch.

Abstract

In this work, of a reflective nature, I shall make some incursions into the texts of Isaac Newton and Johann W. von Goethe, on the origin of colors. Knowing Goethe's polemical approach to Newton, I do not intend to oppose the ideas and experiments of these two characters who are so important and so different in their way of knowing the world. Goethe's phenomenological approaches should be an important complement when we are interested in a scientific education that connects us to the world and intellectual enjoyment. There are artists who help to understand the importance of both approaches, expanding horizons and not taking away thickness from the world. I shall highlight the works of Spencer Finch and Hiroshi Sugimoto. The pedagogical appreciation of the history of sciences that I have been working on has been fueled by some questions that I find in writings about art. Where does this special and artificial shape like the triangular prism come from, which attracts Newton's attention at a certain moment? How can I enjoy and making others enjoy when holding this object in my in their hands? Working with art makes these knowledge and experimenting processes more stimulating and meaningful.

Keywords: triangular prism, experiences of the world, Spencer Finch.

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Nota: todos os endereços URL apresentados nas legendas das imagens de obras artísticas, ao longo do texto, foram testados durante alguns anos e permanecem válidos num último acesso realizado dia 5 de dezembro. Correspondem a ligações a galerias de arte e a sites dos próprios artistas.

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Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino