O que dizem os livros didáticos de química do PNLD 2021 sobre a teoria atômica?

Autores

  • Marcos Wilson Vicente de Assis Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Daniel Augusto Barra de Oliveira Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Verenna Barbosa Gomes

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v30p90-112

Palavras-chave:

Átomo, Modelos atômicos, História da Ciência

Resumo

Resumo

Os livros de química apresentam o conteúdo de atomística no início do processo de aprendizagem da Química no ensino médio. As abordagens sobre a teoria atômica se diferenciam. Neste trabalho, buscou-se responder a seguinte pergunta: quais as principais lacunas históricas evidenciadas na construção dos modelos atômicos dos livros didáticos? Assim, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os objetos de pesquisas foram 3 livros didáticos da área de Ciências da Natureza e artigos originais que discutem os modelos atômicos. Em relação aos livros didáticos, os critérios para seleção foram: 1) Livros para os cursos do 1º aos 3º anos do Ensino Médio que contemplassem os conteúdos relativos aos modelos atômicos; 2) Livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021. Em relação aos artigos de fontes originais, os critérios de seleção foram: artigos escritos por autores clássicos da área de estudo sobre os modelos atômicos: Thomson, Rutherford, Bohr e Erwin Schrödinger. A análise dos livros foi pautada na Análise de Conteúdo de Moraes (1999). Para tanto, foi feita uma exposição dos modelos atômicos dentro da perspectiva dos autores originais das teorias. Depois comparamos as ideias dos atomistas com os modelos atômicos descritos nos exemplares. Também são verificados se os elementos históricos são abordados nos materiais disponibilizados aos estudantes. Por fim, nota-se que as obras para o ensino médio do PNLD que foram analisadas apresentam uma incipiência das atuais aplicações tecnológicas da química por meio da teoria atômica baseada na mecânica quântica.

Palavras-chave: Átomo, Modelos atômicos, História da Ciência

Abstract

Chemistry textbooks present the content of atomistics at the beginning of the Chemistry learning process in high school. The approaches to atomic theory differ. In this work, we sought to answer the following question: what are the main historical gaps evidenced in the construction of atomic models in textbooks? Thus, this is a bibliographic research, with a qualitative approach. The research objects were 3 textbooks in the area of ​​Natural Sciences and original articles that discuss atomic models. Regarding the textbooks, the selection criteria were: 1) Books for courses from the 1st to 3rd years of High School that covered content related to atomic models; 2) Books approved by the 2021 National Textbook and Teaching Material Program. Regarding the articles from original sources, the selection criteria were: articles written by classic authors in the field of study on atomic models: Thomson, Rutherford, Bohr and Erwin Schrödinger. The analysis of the books was based on Moraes' Content Analysis (1999). To this end, an exposition of the atomic models was made from the perspective of the original authors of the theories. Then, we compared the ideas of the atomists with the atomic models described in the copies. We also verified whether the historical elements were addressed in the materials made available to the students. Finally, it was noted that the works for high school education of the PNLD that were analyzed present an incipience of the current technological applications of chemistry through the atomic theory based on quantum mechanics.

Keywords: Atom, Atomic models, History of Science.

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Publicado

2024-12-22

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência