Temas Epistêmicos, não Epistêmicos no Ensino

Autores

  • Pamella Santos Universidade Federal do Pará
  • Eduardo Vieira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v30p49-64

Palavras-chave:

TEMAS EPISTÊMICOS, TEMAS NÃO EPISTÊMICOS, ENSINO

Resumo

Resumo

A Epistemologia da Ciência é um campo de estudo que permite analisar o desenvolvimento da ciência em uma postura dialética, que qualifica as questões internas à Ciência, relacionadas ao funcionamento estrutural e material da ciência e ao próprio ensino, em temas epistêmicos e as questões externas à Ciência, como política, ética, valores, entre outros, em temas não epistêmicos. Este artigo consiste em uma pesquisa teórica que trata dos Temas Epistêmicos e Não Epistemicos e suas relações com o Ensino de Ciências, sobretudo, na área da Educação em Ciências. Os temas epistêmicos e/ou questões epistêmicas abordam a Ciência como um empreendimento científico social e histórico, e se encontram dentro de um parâmetro epistêmico constituído por metaciências ou metaconhecimentos, sendo eles a Natureza a Ciência, a Filosofia, História e Historiografia da Ciência, além da Sociologia da Ciência. No âmbito do ensino, observa-se a aproximação dos temas epistêmicos às chamadas práticas epistêmicas que determinam como uma comunidade científica e/ou escolar comunica, julga e valida o conhecimento científico, ressaltando o uso do desenvolvimento da argumentação, do ensino por investigação e das questões sociocientíficas. Os temas não epistêmicos se atentam aos contextos externos à Ciência que influenciam de certa forma nos processos de desenvolvimento do empreendimento científico, sendo estes fatores que envolvem interesses, valores, questões culturais, morais, religiosas, sentimentais e sociais. No ensino, os temas não epistêmicos são apresentados na compreensão e utilização pública e crítica da ciência, e ajudam a superar descasos e vícios epistêmicos.

 

Palavras-chave: Temas Epistêmicos; Temas Não Epistêmicos; Ensino.

Abstract

The Epistemology of Science is a field of study that allows the development of science to be analyzed from a dialectical standpoint, which qualifies the issues internal to Science, related to the structural and material functioning of science and to teaching itself, as epistemic themes and the issues external to Science, such as politics, ethics, values, among others, as non-epistemic themes. This article consists of theoretical research that deals with Epistemic and Non-Epistemic Themes and their relationship with Science Teaching, especially in the area of Science Education. Epistemic themes and/or epistemic questions deal with science as a social and historical scientific endeavor, and are found within an epistemic parameter made up of meta-sciences or meta-knowledges, including the Nature of Science, Philosophy, History and Historiography of Science, as well as the Sociology of Science. In the field of teaching, epistemic themes are closer to the so-called epistemic practices that determine how a scientific and/or school community communicates, judges and validates scientific knowledge, highlighting the use of the development of argumentation, inquiry-based teaching and socio-scientific issues. Non-epistemic themes are concerned with contexts external to science that influence the development of scientific endeavors in a certain way. These factors involve interests, values, cultural, moral, religious, sentimental and social issues. In teaching, non-epistemic themes are presented in the public and critical understanding and use of science, and help to overcome epistemic mishaps and vices.

Keywords: Epistemic Themes; Non-Epistemic Themes; Teaching.

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Publicado

2024-12-22

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Seção

História da Ciência e Ensino