A Questão como Centro do Processo Educativo: uma proposta inspirada na História e Filosofia da Ciência
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v30p2-20Palavras-chave:
História e Filosofia da Ciência, Ensino centrado em questões, Ensino de FísicaResumo
Resumo
A tendência atual pelo apostilamento na educação brasileira evidencia um forte compromisso do ensino de física com a transmissão eficiente de seus conteúdos. Trata-se não apenas de um conhecimento pouco ou nada contextualizado, mas sobretudo de um conhecimento inócuo. A partir da leitura de Bachelard em “A Formação do Espírito Científico”, nossa perspectiva é a de que a centralidade da questão como elemento capaz de conferir sentido ao empreendimento científico deve, obrigatoriamente, ser considerada central no contexto da física escolar. Nosso trabalho realiza uma breve incursão nos diálogos travados ao longo das últimas décadas acerca do valor educativo da história e filosofia da ciência. Ao fazer isso, fomos capazes de nos posicionar em relação à tradição de pesquisa na área e, finalmente, propor, a partir deste lugar que se afasta de um ensino utilitarista, uma abordagem de ensino capaz de fazer presente em sala de aula um ensino de ciências autêntico. Tal proposta possui certas características como o crescente nível de complexidade das questões trabalhadas à medida que respostas são obtidas e a possibilidade de estabelecer diálogos entre experiências comuns aos(as) estudantes e os desenvolvimentos científicos históricos. Há desafios importantes a serem superados para a efetivação da proposição, entretanto. A exigência de se conhecer com alguma profundidade alguns dos meandros e nuances histórico-filosóficas sobre os temas que se deseja ensinar, constitui obstáculo importante, por exemplo. Este trabalho, ao fim e ao cabo, visa inspirar novas propostas educacionais coalescentes a nossa. Além disso, orientar e estimular estudantes universitários e pesquisadores(as) em suas investigações sobre o valor educativo da história e filosofia da ciência.
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência; Ensino centrado em questões; Ensino de Física;
Abstract
The current trend towards the use of textbooks in Brazilian education highlights a strong commitment in physics teaching to the efficient transmission of its content. This involves not just knowledge that is poorly or not at all contextualized, but, above all, knowledge that is innocuous. Based on the reading of Bachelard, our perspective is that the centrality of questioning as an element capable of giving meaning to scientific endeavors must necessarily be considered central in the context of physics teaching. Our work makes a brief foray into the dialogues that have taken place over the past few decades regarding the educational value of the history and philosophy of science. By doing this, we were able to position ourselves in relation to the research tradition in the area and finally propose, from this standpoint that moves away from utilitarian teaching, a teaching approach capable of bringing authentic science education into the classroom. This proposal has certain characteristics, such as the increasing level of complexity of the questions addressed as answers are obtained and the possibility of establishing dialogues between common experiences of students and historical scientific developments. However, there are significant challenges to be overcome for the implementation of the proposal. The requirement to have some depth of knowledge regarding the historical and philosophical intricacies and nuances of the topics one wishes to teach constitutes an important obstacle, for example. Ultimately, this work aims to inspire new educational proposals that coalesce with ours. In addition, it seeks to guide and stimulate university students and researchers in their investigations into the educational value of the history and philosophy of science.
Keywords: History and Philosophy of Science; Question-centered teaching; Teaching Physics
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