Contribuições de Imre Lakatos e Hugh Lacey: entre caminhos na filosofia da ciência e trilhas futuras na educação em ciências

Autores

  • Grégory Alves Dionor Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Nei Nunes-Neto
  • Dália Melissa Conrado
  • Liziane Martins

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p63-89

Palavras-chave:

História e filosofia da ciência; Ciência e valores; Educação em ciências.

Resumo

Resumo

Com o caminhar dos debates metacientíficos, pesquisadores da área da Filosofia da Ciência têm percebido a necessidade de traçar interlocuções com outros campos do conhecimento. Dentre as possibilidades de temas e discussões que podem ser encaminhadas, neste trabalho, objetivamos analisar como as contribuições teórico-epistemológicas de Imre Lakatos e Hugh Lacey podem contribuir para a construção de uma visão mais ampla e contextual da ciência, apontando implicações para a Educação em Ciências. Lakatos, para além de discutir a demarcação das disciplinas científicas, propôs uma estratégia que possibilitaria compreender como a ciência se (re)constrói, reafirmando os entrelaçamentos entre a História e a Filosofia da ciência. Avançando, Hugh Lacey aponta caminhos para as compreensões sobre como valores epistêmicos e não-epistêmicos modificam, na teoria e na prática, a Ciência & Tecnologia, contextualizando a tecnociência dentro das realidades sócio-históricas. Este trabalho busca também apontar possíveis caminhos a serem trilhados no encontro entre a História e a Filosofia da Ciência e a Educação em Ciências.

Palavras-chave: História e filosofia da ciência; Ciência e valores; Educação em ciências.

Abstract

As the meta-scientific debates progress, researchers in the field of Philosophy of Science have realized the need to establish dialogues with other fields of knowledge. Among the possible themes and discussions that can be addressed, in this work, we aim to analyze how the theoretical-epistemological contributions of Imre Lakatos and Hugh Lacey can contribute to the construction of a broader and more contextual view of science, pointing out implications for Science Education. Lakatos, in addition to discussing the demarcation of scientific disciplines, proposed a strategy that would make it possible to understand how science (re)constructs itself, reaffirming the interconnections between the History and Philosophy of Science. Advancing, Hugh Lacey points out ways to understand how epistemic and non-epistemic values modify, in theory and practice, Science & Technology, contextualizing technoscience within socio-historical realities. This work also seeks to point out possible paths to be followed in the encounter between the History and Philosophy of Science and Science Education.

Keywords: History and philosophy of science; Science and values; Science education.

Downloads

Publicado

2025-12-26

Como Citar

Alves Dionor, G., Nunes-Neto, N., Melissa Conrado, D., & Martins, L. (2025). Contribuições de Imre Lakatos e Hugh Lacey: entre caminhos na filosofia da ciência e trilhas futuras na educação em ciências. História Da Ciência E Ensino: Construindo Interfaces, 32, 63–89. https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p63-89

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência