O Papel de Émilie du Châtelet na História da Evolução do Conceito de Vis Viva

Autores

  • Claudson Eduardo Araujo Barbosa Barros Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p28-45

Palavras-chave:

Émilie du Châtelet, Força viva, Energia cinética

Resumo

Resumo

Esta pesquisa analisa as contribuições de Émilie du Châtelet para a consolidação do conceito de vis viva, termo precursor da energia cinética. A pesquisa evidencia como suas interpretações conceituais e experimentais fortaleceram a defesa da concepção leibniziana frente às críticas cartesianas. Os resultados mostram que sua atuação foi decisiva e permite, dentro do contexto historiográfico, a abrangência de novas possibilidades didático-pedagógicas. Neste sentido, esta pesquisa justifica-se pela necessidade de resgatar as contribuições de Émilie em defesa da concepção leibniziana e a sua disposição em enfrentar críticos renomados adeptos das concepções cartesianas. Assim, o objetivo é destacar as interpretações conceituais e experimentais de Émilie na construção do conceito da força viva. Para tanto, analisamos o tratamento dado por Newton (1687), Leibniz (1686) e Jean Bernoulli (1667-1748). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e historiográfica com base em fontes primárias e secundárias, enfatizando as principais demonstrações algébricas e experimentais. Dessa forma, partimos da hipótese de que a atuação da marquesa foi crucial na interpretação de experimentos, resultando em um elo decisivo entre a força viva leibniziana e a energia cinética moderna. Como resultado, destacamos a relevância deste material na percepção da marquesa na evolução histórica e transição conceitual da força viva para energia cinética, permitindo o seu devido reconhecimento e expandindo as possibilidades de abordagens didático-pedagógicas.

Palavras-chave: Émilie du Châtelet, Força viva, Energia cinética.

 Abstract

This research investigates the contributions of the Marquise Émilie du Châtelet to the conceptual development of vis viva, which we currently understand as kinetic energy. It highlights how her conceptual and experimental interpretations strengthened the Leibnizian position against Cartesian criticisms. The findings show that her role was decisive and, within a historiographical context, opens new didactic-pedagogical possibilities. In this sense, the study is justified by the need to reassess Émilie’s contributions in defense of the Leibnizian framework and her willingness to confront renowned critics aligned with Cartesian conceptions. The objective is to emphasize Émilie’s conceptual and experimental interpretations in the construction of the concept of vis viva. To do so, we analyze the treatment of the topic by Newton (1687), Leibniz (1686), and Johann Bernoulli (1667–1748). The research adopts a qualitative and historiographical approach based on primary and secondary sources, emphasizing key algebraic and experimental demonstrations. We start from the hypothesis that the marquise’s work was crucial in interpreting experiments, creating a decisive link between Leibnizian vis viva and modern kinetic energy. As a result, we highlight the relevance of this material for understanding Émilie’s role in the historical development and conceptual transition from vis viva to kinetic energy, enabling her proper recognition and expanding didactic-pedagogical approaches.

 Keywords: Émilie du Châtelet, Vis viva, Kinetic energy.

Referências

Châtelet, G. É. Du. Institutions de Physique. Paris: Prault Fils, 1740, https://www.digitale-sammlungen.de/de/view/bsb10130894?.

Gomes, Luciano Carvalhais. “A História da Evolução do Conceito Físico de Energia Cinética Como Subsídio para o Ensino e Aprendizagem - Parte I.” Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 32, nº 2 (2015): 407-41, https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n2p407.

Iltis, Carolyn. “D’Alembert and the vis viva Controversy.” Studies in History and Philosophy of Science 2 (1970): 135-44, https://nature.berkeley.edu/departments/espm/env-hist/articles.html.

Leibniz, Gottfried Wilhelm. Brevis demonstratio erroris memorabilis Cartesii et aliorum circa legem naturae. Acta Eruditorum, 161-3. vol. 5, mar. 1686, https://archive.org/details/s1id13206520/mode/2up.

Lindsay, Robert Bruce. Energy: Historical Development of the Concept, 110. Stroudsburg: Dowden, Hutchinson & Ross, 1973.

Martins, Roberto de Andrade. “A Marquesa de Châtelet: Uma Filósofa Natural do Século XVIII.” Ensino de Matemática e Ciências: História e Filosofia na Formação de Professores, 7-24. org. Rafael Prearo Lima & Rodrigo Rafael Gomes & Rubens Pantano Filho. Campinas: FE/Unicamp, 2022.

Martins, Roberto de Andrade. "Ciência Versus Historiografia: Os Diferentes Níveis

Discursivos nas Obras Sobre História da Ciência" In Ana Maria Alfonso-Goldfarb & Maria Helena Roxo Beltran. Escrevendo a História da Ciência: Tendências, Propostas e Discussões Historiográficas, 115-45. São Paulo: EDUC; Livraria de Física; FAPESP, 2005.

Newton, I. Philosophiæ naturalis principia mathematica. Londini: Jussu Societatis Regiæ ac Typis Josephi Streater, 1687, https://ia902906.us.archive.org/8/items/1686-newton-principia-1ed/.

Papineau, D. “The vis viva Controversy: Do Meanings Matter?” Studies in History and Philosophy of Science, Part A. vol. 8. 111-42. Países baixos: Amsterdã, 1977, www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0039368177900115?via%3Dihub.

Pereira, Jaene Guimarães & Ana Paula Bispo da Silva. “A França se Rende ao Charme da Marquesa: Émilie du Châtelet e Sua Tradução de Newton.” 18° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia 18 (2022), https://www.researchgate.net/publication/365153311_A_Franca_se_rende_ao_charme_da_marquesa_Emilie_du_Chatelet_e_sua_traducao_de_Newton.

Reichenberger, Andrea. “Émilie du Châtelet’s Interpretation of the Laws of Motion in the Light of 18th Century Mechanics.” Studies in History and Philosophy of Science 69 (2018): 1-11.

Downloads

Publicado

2025-12-26

Como Citar

Araujo Barbosa Barros, C. E. (2025). O Papel de Émilie du Châtelet na História da Evolução do Conceito de Vis Viva. História Da Ciência E Ensino: Construindo Interfaces, 32, 28–45. https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p28-45

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência