A História das mulheres na Ciência: tendências e perspectivas para a Formação Inicial de Professores de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p222-243Palavras-chave:
Mulheres na Ciência, Formação de Professores, História da CiênciaResumo
Resumo
Este artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo entender como as questões referentes às mulheres na Ciência vêm se constituindo enquanto área de estudo e como as discussões têm chegado no âmbito da formação de professores(as). A busca foi realizada em 14 periódicos da área de Ensino de Ciências, avaliados como A1 e A2, e resultou em 46 artigos que discutem acerca da participação feminina na Ciência. O estudo evidenciou que as pesquisas que abordam essa temática são relativamente recentes e apontam para uma tendência de alta no número de publicações, revelando um interesse da comunidade científica em discutir a participação feminina na Ciência. A utilização de episódios históricos no ensino de ciências configura-se como uma estratégia didática relevante para o debate sobre a presença (e a ausência) das mulheres na História da Ciência, pois permite a integração de conteúdos curriculares específicos, como a natureza da ciência e seus processos históricos de produção. Assim, ao incorporar trajetórias de cientistas mulheres em episódios historicamente situados, promove-se uma abordagem crítica e contextualizada, capaz de evidenciar os mecanismos históricos de exclusão e ao mesmo tempo valorizar contribuições femininas frequentemente invisibilizadas. Uma das implicações dessa investigação aponta para a necessidade de mais pesquisas sobre os aspectos que envolvem as mulheres na História da Ciência nos cursos de formação de professores(as) e, inclusive, que essas reflexões cheguem no âmbito do ensino de Ciências.
Palavras-chave: mulheres na ciência, formação docente, História da Ciência.
Abstract
This article, characterized as bibliographic research, aims to understand how issues related to women in science have been established as a field of study and how discussions have reached the context of teacher training. The search was conducted in 14 journals in the field of science education, rated A1 and A2, and yielded 46 articles discussing female participation in science. The study showed that research addressing this topic is relatively recent and points to an upward trend in the number of publications, revealing an interest within the scientific community in discussing female participation in science. The use of historical episodes in science education constitutes a relevant didactic strategy for the debate on the presence (and absence) of women in the history of science, as it allows for the integration of specific curricular content, such as the nature of science and its historical production processes. Thus, by incorporating the trajectories of female scientists into historically situated episodes, a critical and contextualized approach is promoted, capable of highlighting historical mechanisms of exclusion while simultaneously valuing often-overlooked female contributions. One of the implications of this research points to the need for more research on the aspects involving women in the History of Science in teacher training courses and, even, for these reflections to reach the scope of Science teaching.
Keywords: women in Science, teacher training, History of Science
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