A dialética passado-presente da Química no seu ensino: uma jornada hermenêutica

Autores

  • Samuel Robaert Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p193-221

Palavras-chave:

Educação Química, Hermenêutica Filosófica, História

Resumo

Resumo

Este estudo teórico examina a relação entre a história da química e seu ensino, destacando a importância de uma abordagem hermenêutica. Argumenta que uma perspectiva triunfalista, que vê o passado como dogmático e marcado por descontinuidades, ainda influencia o ensino de química, exemplificada pelo culto a Lavoisier como fundador da química moderna. Com base na Hermenêutica Filosófica de Gadamer, o estudo propõe uma interpretação que conecta a história ao presente, ressaltando a continuidade e a influência duradoura da tradição. Por meio dos casos de Gabriel Francois Venel e Antoine-Laurent Lavoisier, contrasta duas visões: a releitura do passado por Venel versus a ruptura defendida por Lavoisier para estabelecer uma nova química. O texto explora como essa noção de ruptura moldou práticas de ensino, promovendo uma postura orientada para o futuro que frequentemente negligencia as raízes históricas. Por fim, argumenta que conceitos como “círculo hermenêutico”, “fusão de horizontes” e “história efeitual” possibilitam uma compreensão mais integrada do passado da química, desafiando narrativas dogmáticas e triunfalistas.

Palavras-chave: Educação Química, Hermenêutica Filosófica, História.

Abstract

This theoretical study examines the relationship between the history of chemistry and its teaching, emphasizing the value of a hermeneutic approach. It argues that a triumphalist perspective, viewing the past as dogmatic and marked by discontinuities, still shapes chemistry education, exemplified by the cult of Lavoisier as the founder of modern chemistry. Drawing on Gadamer’s Philosophical Hermeneutics, the study proposes an interpretation that connects history with the present, highlighting continuity and the enduring influence of tradition. Through the cases of Gabriel Francois Venel and Antoine-Laurent Lavoisier, it contrasts two views: Venel’s reinterpretation of the past versus Lavoisier’s rupture to establish a new chemistry. The text explores how this notion of rupture influenced teaching practices, fostering a future-oriented stance that often neglects historical roots. Finally, it argues that concepts such as the “hermeneutic circle,” “fusion of horizons,” and “effective history” enable a more integrated understanding of chemistry’s past, challenging dogmatic and triumphalist narratives.

Keywords: Chemical Education, Philosophical Hermeneutics, History.

Referências

Abadía, Oscar Moro. Hermeneutical contributions to the history of science: Gadamer on “presentism”. Studies in History and Philosophy of Science Part A, [S.L.], v. 42, n. 2, p. 372-380, jun. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.shpsa.2010.12.003.

Bensaude-Vincent, Bernadete (2022). Culture and science: Chemistry in its golden age. In: Eddy Matthew, Ursula Klein (Eds.). A Cultural History in the Eighteth Century. Volume 4. Oxford : Bloomsbury, p. 93-112.

Bensaude-Vincent, Bernadette (2010). Lavoisier lecteur de Condillac. Dix-huitième sièclerevista anual da Societé Française d'Etude du Dix Huitieme Siecle. n. 42, p. 473-489, 2010. DOI : https://doi.org/10.3917/dhs.042.0473.

Bensaude-Vincent, Bernadette (2008). Lavoisier, disciple de Condillac. In Matière à penser. Nanterre : Presses universitaires de Paris Nanterre. https://doi.org/10.4000/books.pupo.1305.

Bensaude-Vincent, Bernadette. (2008). Lavoisier par documents et monuments. Deux cents ans de commémorations. In Matière à penser (1 ). Presses universitaires de Paris Nanterre. https://doi.org/10.4000/books.pupo.1306.

Bensaude-Vincent, Bernadete. (2014). A view of the past through the lens of the present. Concluding remarks. Osiris, University of Chicago Press, Chemical Knowledge in the Early Modern World, v. 29, p. 298-309. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01216560. Acesso em 20 out. 2022.

Bensaude-Vincent, Bernadette. (1990). A view of the chemical revolution through contemporary textbooks: Lavoisier, Fourcroy, and Chaptal. The British Journal for the History of Science, [s. l], v. 23, n. 4, p. 435-460, 1990. DOI: https://doi.org/10.1017/S0007087400028089.

Bernadette Bensaude-Vincent. (1983). A Founder Myth in the History of Sciences? The Lavoisier Case. In: Loren Graham; Wolf Lepenies; Peter Weingart (Eds). Functions and Uses of Disciplinary Histories. Sociology of the Sciences a Yearbook, vol 7. Springer, Dordrecht. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-009-7035-9_3.

Bensaude-Vincent, Berndadette; Simon, Jonathan. (2008) Chemistry The impure science. Londres: Imperial College Press.

Bensaude-vincent, Bernadette; Stengers, Isabelle. (1992). História da Química. Tradução de Raquel Gouveia. Lisboa: Instituto Piaget.

Berthelot, Marcellin. En l'an 2000. (1897). Disponível em: Science et morale. Paris: Calmann Lévy. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k54036088/f529.texteImage. Acesso em 29 abril 2025.

Best, Nicholas. (2015). Lavoisier’s "Reflections on phlogiston" I: against phlogiston theory. Found Chem v.17, p.137–151. DOI: https://doi.org/10.1007/s10698-015-9220-5.

Camel, Tania de oliveira; Moura, Cristiano; Guerra, Andreia. (2019). Revolução química e historiografia: uma releitura a partir da história cultural da ciência para o ensino de química. Educación Química, v. 30, n. 1, p. 136-148. DOI: https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2019.1.

Cohen, Bernard I. (1985). Revolution in Science. Cambridge: Harvard University Press.

Cohen, Bernard I. (1976). The Eighteenth-Century Origins of the Concept of Scientific Revolution. Journal of the History of Ideas, v. 37, n. 2, pp. 257-288. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2708824. Acesso em 20 junho 2025.

Collection, Lessing J. Rosenwald. Encyclopedic manuscript containing allegorical and medical drawings. 1410. Disponível em: https://www.loc.gov/item/50041709/. Acesso em: 01 jun. 2025.

Coreth, Emerich. (1973). Questões fundamentais de hermenêutica. São Paulo: EPU, Fund. Universidade de São Paulo.Tradução de Carlos Lopes de Matos.

Crosland, Mauricio. (2009). Lavoisier’s Achievement; More Than a Chemical Revolution. Ambix, 56(2), 93–114. https://doi-org.ez47.periodicos.capes.gov.br/10.1179/174582309X441417.

Eliade, Mircea. (2018). O sagrado e o profano. A essência das religiões. 4. ed. Trad. Rogério Fernandes. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.

Eliade, Mircea. (1977). Ferreiros e alquimistas. Trad. Roberto Cortes de Lacerda. Rio de Janeiro: Zahar editores.

Gadamer, Hans-Georg. (2015). Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 15.ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Gadamer, Hans-Georg. (2009). Herança e futuro da Europa. Tradução de António Hall. 1. ed. Porto: Edições 70.

Gadamer, Hans-Georg. (2007). Hermenêutica em retrospectiva, volume II. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Greenberg, Arthur. (2009). Uma breve história da Química. Da alquimia às ciências moleculares modernas. Tradução da primeira edição inglesa: Henrique Eisi Toma; Paola Corio; Viktoria Klara Lakatos Osório. São Paulo: Edgard Blucher.

Grondin, Jean. (Org.). (2012). O pensamento de Gadamer. São Paulo: Paulus.

Hoffmann, Roald. (2007). O mesmo e o não mesmo. São Paulo: Editora UNESP.

John of Salisbury. (1955). The Metalogicon of John of Salisbury: a twelfth-century defense of the verbal and logical arts of the Trivium. Tradução, introdução e notas de Daniel D. McGarry. Berkeley, Los Angeles: University of California.

Kragh, Helge. (2001). Introdução à historiografia da ciência. Porto: Porto Editora.

Lavoisier, Antoine Laurent. ; Bertholet, Claude. ; Morveau, Louis Bernard Gayton de ; Fourcroy, Antoine-Françoise. ; Adet, Pierre August ; Hassenfratz, Jean Henri. (1787). Méthode de Nomenclature Chimique, Paris : Chez Cuchet. Disponível em : https://books.google.com.br/books?id=0MMPAAAAQAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em 01 maio 2025.

Llano, Ignacio Cabello. (2022). Como enanos a hombros de gigantes: la frase atribuida a bernardo de chartres en su contexto (1159). la frase atribuida a Bernardo de Chartres en su contexto (1159). Disponível em: https://fontesmediae.hypotheses.org/4506. Acesso em: 01 jun. 2025.

Mahaffy, Peter G. (2014). Telling Time: Chemistry Education in the Anthropocene Epoch. Chem. Educ., v. 91, n. 4, p. 463–465. DOI: https://doi-org.ez47.periodicos.capes.gov.br/10.1021/ed5001922.

Matthews, Michael R. (1995). História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, v. 12, n. 3, p. 164–214. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em 15 ag. 2025.

McEvoy, John G. (2010). The Historiography of the Chemical Revolution: patterns of interpretation in the History of Science. London:Pickering & Chatto.

Mcguire, James; Tuchanska, Barbara. (2013). Da ciência descontextualizada à ciência no contexto social e histórico. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 151-182. DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v6i2.268.

Oliveira, Manfredo A. de. (2015). Reviravolta Linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

Palmer, Richard. E. (1969). Hermenêutica. Lisboa: Edições 70.

Partington, James Riddick. (1962). A history of Chemistry. Volume 3. London: Macmillan and Coltd.

Rauter Pereira, Luiza. (2011). The debate between Hans-Georg Gadamer and Reinhart Koselleck about historical knowledge: tradition and objectivity. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, 4(7), 245–265. https://doi.org/10.15848/hh.v0i7.240. Acesso em 06 Agosto 2025.

Schulz, Roland Martin. Philosophy of Education and Science Education: A Vital but Underdeveloped Relationship. In: Michael Matthews (Eds). (2014). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Springer, Dordrecht. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-7654-8_39.

Testa, Edimarcio. (2004). Hermenêutica Filosófica e História. Passo Fundo: UPF Editora, 2004.

VeneL. Gabriel Françoise. (1753). Chymie ou Chemie. The Encyclopedy of Diderot & D’Alembert Collaborative Translation Project. Trad. Lauren Yoder. Michigan Publishing, University of Michigan Library, 2004. Tradução de “Chymie ou Chemie, Encyclopédie ou Dictionnaire Raisonné des sciences, des arts et des métiers, vol. 3, Paris. Disponível em: https://artflsrv03.uchicago.edu/philologic4/encyclopedie1117/navigate/3/1962/. Acesso em 26 out. 2022.

Verger, Jacques. (1999). Homens e saber na Idade Média. Trad. Carlota Boto. Bauru, SP: EDUSC.

Westfall, Richard S. (1995). A vida de Isaac Newton. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Downloads

Publicado

2025-12-26

Como Citar

Robaert, S. (2025). A dialética passado-presente da Química no seu ensino: uma jornada hermenêutica. História Da Ciência E Ensino: Construindo Interfaces, 32, 193–221. https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p193-221

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino