Uma Revisão de Literatura sobre a presença da História da Ciência nos currículos dos cursos de formação de professores da área de Ciências da Natureza

Autores

  • Mariele Lunardi Schmechel Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Neusa Maria John Scheid Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p118-135

Palavras-chave:

Epistemologia; Ensino de Ciências; Currículo nas licenciaturas.

Resumo

Resumo

A História da Ciência (HC) no currículo do ensino superior tem sido apresentada na literatura da área como uma importante perspectiva para a formação de professores, quando se considera a construção de uma visão de Ciência mais adequada. Nesse trabalho temos como objetivo identificar as contribuições de pesquisas acadêmicas sobre a presença da HC nos currículos dos cursos de Licenciatura da área de Ciências da Natureza. Para tanto, apresentamos uma revisão bibliográfica sobre o tema, tendo como objeto de estudo dissertações e teses publicadas no Brasil. Esta pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, tendo como tipologia a revisão da literatura realizada em dissertações e teses brasileiras sem recorte temporal. A partir da coleta foram identificados nove trabalhos, nos quais utilizou-se a análise de Conteúdo que possibilitou a elaboração de duas categorias emergentes, sendo elas: i) História da Ciência com enfoque utilitarista; ii) História da Ciência sob o enfoque interdisciplinar e contextualizador. A partir da análise realizada, constatamos que a abordagem utilitarista da HC é a mais recorrente nas pesquisas, caracterizando-se por um enfoque superficial e voltado para dados quantitativos, sem trazer discussões sobre seu papel na formação docente. Concluímos que a abordagem histórica está presente no currículo de formação de professores de Ciências no Brasil por meio da oferta de disciplinas específicas, no entanto, ainda carece de discussões acerca de como a temática se apresenta no currículo. Destacamos a necessidade de reflexões mais efetivas acerca do potencial formativo dos aspectos históricos da construção do conhecimento científico nos cursos de formação de professores com foco na formação de visões mais adequadas da Ciência sinalizando para a importância de investirmos mais em pesquisas com este tipo de enfoque.

Palavras-chave: Epistemologia; Ensino de Ciências; Currículo nas licenciaturas.

Abstract

The presence of the History of Science (HS) in higher education curricula has been highlighted in the literature as an important perspective for teacher education, particularly when aiming to develop a more adequate understanding of Science. This study aims to identify the contributions of academic research addressing the inclusion of HS in the curricula of teacher education programs in the Natural Sciences. To this end, we conducted a literature review focusing on master’s theses and doctoral dissertations published in Brazil. This qualitative research employed a literature review design without temporal restrictions. The data collection identified nine studies, which were analyzed through Content Analysis, resulting in two emergent categories: (i) History of Science with a utilitarian focus; and (ii) History of Science through an interdisciplinary and contextualizing lens. The analysis revealed that the utilitarian approach to HS is the most prevalent in the reviewed research, characterized by a superficial focus on quantitative data and lacking discussions about its role in teacher education. We conclude that historical approaches are present in Science teacher education curricula in Brazil, primarily through specific courses; however, there is still a need for deeper reflection on how the topic is integrated into the curriculum. We emphasize the importance of more robust discussions on the formative potential of historical aspects of scientific knowledge construction in teacher education programs, particularly for fostering more adequate views of Science. This underscores the need for further research employing this perspective.

Keywords: Epistemology; Science Education; Teacher Education Curriculum.

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Publicado

2025-12-26

Como Citar

Lunardi Schmechel, M., de Andrade Leite, F. ., & John Scheid, N. M. . (2025). Uma Revisão de Literatura sobre a presença da História da Ciência nos currículos dos cursos de formação de professores da área de Ciências da Natureza. História Da Ciência E Ensino: Construindo Interfaces, 32, 118–135. https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p118-135

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino