O MANUAL DO PROFESSOR E SEU DISCURSO SOBRE A ESCRITA DE TEXTOS

Autores

  • Mariana Queiroga Tabosa

Palavras-chave:

livro didático, concepções de língua, concepção de escrita de textos

Resumo

Este artigo analisa o discurso sobre o ensino da escrita de textos do Manual do Professor do livro didático de Português (8ª série) mais solicitado por escolas públicas municipais de Belo Horizonte, em 2005, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O estudo apontou para uma concepção contraditória de ensino da escrita, construída a partir de dois discursos: um vinculado à tradição, propondo o ensino da escrita a partir da imitação dos bons autores; e o outro, resultado da influência de teorias lingüísticas recentes, propondo esse ensino a partir do uso social dos textos.

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Como Citar

Tabosa, M. Q. (2010). O MANUAL DO PROFESSOR E SEU DISCURSO SOBRE A ESCRITA DE TEXTOS. Intercâmbio, 18. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3555

Edição

Seção

Artigos