O MANUAL DO PROFESSOR E SEU DISCURSO SOBRE A ESCRITA DE TEXTOS

Auteurs

  • Mariana Queiroga Tabosa

Mots-clés :

livro didático, concepções de língua, concepção de escrita de textos

Résumé

Este artigo analisa o discurso sobre o ensino da escrita de textos do Manual do Professor do livro didático de Português (8ª série) mais solicitado por escolas públicas municipais de Belo Horizonte, em 2005, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O estudo apontou para uma concepção contraditória de ensino da escrita, construída a partir de dois discursos: um vinculado à tradição, propondo o ensino da escrita a partir da imitação dos bons autores; e o outro, resultado da influência de teorias lingüísticas recentes, propondo esse ensino a partir do uso social dos textos.

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Comment citer

Tabosa, M. Q. (2010). O MANUAL DO PROFESSOR E SEU DISCURSO SOBRE A ESCRITA DE TEXTOS. Intercâmbio, 18. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3555

Numéro

Rubrique

Artigos