O TRABALHO COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO DISSERTAÇÃO ESCOLAR A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM DESENVOLVIDAS

Autores

  • Alessandra Gomes VARISCO Universidade São Francisco
  • Milena MORETTO Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Sequência Didática, Dissertação escolar, Capacidades de Linguagem, ENEM.

Resumo

Este artigo objetiva analisar quais capacidades de linguagem foram desenvolvidas por uma estudante do ensino médio a partir da aplicação de uma sequência didática do gênero dissertação escolar. A sequência fora aplicada a alunos que cursavam o terceiro ano de uma escola pública de Jacutinga. Pautamo-nos na perspectiva bakhtiniana para discutir a concepção de linguagem e nas considerações dos didaticistas de Genebra no que diz respeito à produção de sequência didática. Neste artigo, analisamos a produção inicial e final de uma estudante. Nossas análises demonstraram que ela desenvolveu as capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas após o minicurso realizado.

 

Biografia do Autor

Milena MORETTO, Universidade São Francisco

Doutora em Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

VARISCO, A. G., & MORETTO, M. (2020). O TRABALHO COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO DISSERTAÇÃO ESCOLAR A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM DESENVOLVIDAS. Intercâmbio, 43. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42784

Edição

Seção

Artigos