REESCRITA DE TEXTOS: OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Janielly dos Anjos Oliveira DORNELAS Secretaria de Estado da Educação
  • Antônio Carlos GOMES Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

correção, reescrita, operações de linguagem.

Resumo

Este estudo refere-se à mediação em práticas de correção e reescrita de textos. A hipótese que norteia o artigo é a de que essas ações atreladas ao desenvolvimento de operações de linguagem – paráfrase e epilinguismo – podem contribuir com a aprendizagem. O objetivo principal é investigar estratégias nas quais a intervenção nos textos, a revisão e a reescrita favoreçam o exercício de reformulação do dizer para que o estudante possa operar a linguagem com dinamismo e criatividade. este estudo refere-se à mediação em práticas de correção e reescrita de textos. A hipótese que norteia o artigo é a de que essas ações atreladas ao desenvolvimento de operações de linguagem – paráfrase e epilinguismo – podem contribuir com a aprendizagem. O objetivo principal é investigar estratégias nas quais a intervenção nos textos, a revisão e a reescrita favoreçam o exercício de reformulação do dizer para que o estudante possa operar a linguagem com dinamismo e criatividade.

Biografia do Autor

Janielly dos Anjos Oliveira DORNELAS, Secretaria de Estado da Educação

Professora da Educação Básica, leciona na rede pública de educação desde 2003, ministrando aulas de Inglês e Língua Portuguesa para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas Castelo Branco (2005) e em Pedagogia para séries iniciais do Ensino Fundamental - Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Pós-graduada em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura - Universidade Castelo Branco (2007) e pós-graduada em Especialização em Gestão Educacional Integrada: Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção - Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (2014). Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras - UFRN / IFES (2018). Atualmente é efetivo - Secretaria de Estado da Educação - Espírito Santo. Tem experiência na área de Letras Port./Inglês, com ênfase em Letras Português. 

Antônio Carlos GOMES, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986). Mestre (2002) e doutor (2007) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. É professor do IFES - Instituto Federal do Espírito Santo, lecionando no Ensino Médio, na Graduação e Pós-graduação. É docente permanente do Mestrado Profissional em Humanidades e do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, além de responder pelo curso de Letras a Distância e coordenar o PROFLETRAS.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

DORNELAS, J. dos A. O., & GOMES, A. C. (2019). REESCRITA DE TEXTOS: OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. Intercâmbio, 42. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42812

Edição

Seção

Artigos