ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAC)

Autores

  • Laura Fontana SOARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Buna Souza de OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave:

Material Didático, Português como Língua de Acolhimento

Resumo

Tendo em vista a necessidade de se aprimorar e refletir sobre materiais didáticos para o ensino de Português Língua de Acolhimento (PLAc), este artigo analisa as apostilas didáticas Pode Entrar (ACNUR, 2015) e Portas Abertas (REINOLDES; MANDALÁ; AMADO, 2017). Na metodologia de análise, definimos critérios que incidem sobre aspectos como gêneros discursivos escolhidos e seu tratamento nas tarefas didáticas. Sublinhamos os pontos positivos dos materiais, além de indicarmos aspectos a serem potencializados. Adicionalmente, ressaltamos a importância de apostilas desta natureza virem acompanhados por caderno do professor, com vistas a auxiliar o docente a conciliar os percalços que são encontrados nesse contexto.


Biografia do Autor

Laura Fontana SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

MESTRANDA EM LINGUÍSTICA APLICADA, UFRGS

Buna Souza de OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

MESTRANDA EM LINGUÍSTICA APLICADA, UFRGS

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Publicado

2021-01-14

Como Citar

SOARES, L. F., & OLIVEIRA, B. S. de. (2021). ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAC). Intercâmbio, 47. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42825

Edição

Seção

Artigos