James Joyce e a pedagogia jesuítica

autoria e epifania James Joyce e a pedagogia jesuítica

Autores

Palavras-chave:

James Joyce, Autoria, Pedagogia Jesuítica

Resumo

RESUMO: Em Retrato do Artista quando Jovem, considerado autobiográfico, Joyce, ao narrar a história de Stephen Dedalus, sua angústia, sua revolta contra a criação religiosa, fala de sua vida e do sofrimento para se libertar da religião e tornar-se autor. O Ratio Studiorum, método da pedagogia jesuítica, baseado na repetição e imitação dos clássicos, limita a liberdade de escolha que caracteriza a autoria. Evidenciamos que o que tolhia a autoria era o acesso ao arquivo. Joyce desenvolve uma teoria fundamentada no conceito tomista de quidditas. Procurando a beleza ideal, encontra a epifania, o momento de estesia que desvenda a “coisidade” do ser.

Biografia do Autor

Leda Verdiani Tfouni, Universidade de São Paulo

Dep. de Psicologia.

Linguística Aplicada

Referências

Auroux, S. A revolução tecnológica da gramatização. Trad. Eni Orlandi. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.

Azevedo, L. Qual o retrato do artista? Cogito, 7, 49-55, 2006. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-94792006000100008 em 4 fev. 2019.

Botas, M. A Ideia de Tradução da Bíblia no Século XVII: Sacy e Simon. Miolo Babilonia final saida, p.213-228, 2005. Recuperado de http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/413/ensaios_mario_botas.pdf;sequence=1 em 17 fev. 2019.

Costa, G. C. Ler o arquivo hoje sem práticas reducionistas. Travessias, 2(1), 4-6, 2008.

Fernández, K. F. S. A arte retórica de Padre Antonio Vieira. Espéculo. Revista de estudios literários, 2008. Recuperado de http://www.ucm.es/info/especulo/numero37/avieira.html em 12 mar. 2019.

Foucault, M. O que é um autor. Lisboa: Passagens/Veja, 1992.

Gallo, S. L. Discurso da escrita e ensino. Campinas: Ed. da Unicamp, 1992.

Gardeil, H. D. Iniciação à Filosofia de S. Tomás de Aquino. São Paulo: Duas Cidades, 1967.

Ginzburg, C. O Queijo e os Vermes. São Paulo: Cia. das Letras, 1985.

Haroche, C. Fazer Dizer Querer Dizer. São Paulo: Hucitec, 1991.

Jakobson, R. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1971.

Joyce, J. Retrato do artista quando jovem. (J. G. Vieira, Trad.). São Paulo: Ediouro S.A, 2001.

Joyce, J. Epifanias. Trad. Piero Eyben. São Paulo: Iluminuras, 2012.

Joyce, J. Epifanias. (T. Tadeu, Organização, tradução e notas, 1ª. Ed.). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

Klein, L. F. Atualidade da pedagogia Jesuítica. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

Lacan, J. O seminário, livro XXIII: o sinthoma. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

Mesquida, P. Catequizadores de índios, educadores de colonos, Soldados de Cristo: formação de professores e ação pedagógica dos jesuítas no Brasil, de 1549 a 1759, à luz do Ratio Studiorum. Educar em Revista, 48, 235-249, 2013.

Oliveira, H. G. de. Apresentação. In J. Joyce, J. Retrato do artista quando jovem. Trad. José Geraldo Vieira. São Paulo: EDIOURO, 6-22, 2001.

Ovídio, P. Metamorphoses, VIII -Niso, Daedalus e Ícaro, e Filémon e Baucis. Lisboa: Livros Cotovia, 2007.

Pêcheux, M. Ler o arquivo hoje. Trad. Maria das Graças Lopes Morin do Amaral. In E. P. Orlandi (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 55-66, 1994.

Pécora, A. Para ler Vieira: as 3 pontas das analogias nos Sermões. FLOEMA - Caderno de Teoria e História Literária, Ano I(1), 29-36, 2005.

Pompeu, C. A. O início da filosofia no Brasil. 2008. Recuperado de http://claudioarantespompeu.blogspot.com/2008/09/o-inicio-da-filosofiano-brasil.html. Acesso em 28/01/2019 em 28 fev. 2019.

Russo Jr., C. Resenha de “Retrato do Artista Quando Jovem”. Espaço Marcel Proust, 2009. Recuperado de http://proust.net.br/blog/?p=62 em 08 jan. 2019.

Shigunov Neto, A.; Maciel, L. S. B. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Educar em Revista, (31), 169-189, 2008.

Tfouni, L. V. Letramento e alfabetização (9ª ed.). São Paulo: Cortez Editora, 2010.

Vieira, A. Os Sermões. São Paulo: Hedra, 2001.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Tfouni, L. V. (2021). James Joyce e a pedagogia jesuítica: autoria e epifania James Joyce e a pedagogia jesuítica. Intercâmbio, 48, 20–39. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/51783

Edição

Seção

Artigos