As práticas de Oralidade em Língua Portuguesa a partir dos textos introdutórios da Base Nacional Comum Curricular

Autores

Palavras-chave:

ensino, oralidade, prescrição curricular

Resumo

Neste artigo, analisamos o texto introdutório referente ao eixo oralidade disponível na seguinte seção do documento BNCC: Etapa do ensino fundamental - item 4.1 Área de linguagens - item 4.1.1 Língua Portuguesa, o qual norteia as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa, a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular. O documento homologado em dezembro de 2017, define diretrizes obrigatórias ao ensino de língua materna mediante a proposição de quatro eixos: a leitura, a escrita, a oralidade e a análise linguística. Para os fins deste trabalho, priorizaremos o recorte referente às práticas de oralidade, tendo como referencial teórico a perspectiva enunciativo-discursiva proposta por Bakhtin (2006) e pelos membros de seu círculo. Assumindo integralmente essa perspectiva, definimos como recurso metodológico a perspectiva teórica da análise dialógica do discurso.

Biografia do Autor

Marina de Fatima Ferreira Nascimento, Universidade São Francisco de Itatiba

Doutoranda do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação (USF - Campus Itatiba)

Milena Moretto, Universidade São Francisco de Itatiba

Professora concursada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.

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Publicado

2022-10-19

Como Citar

Nascimento, M. de F. F., & Moretto, M. (2022). As práticas de Oralidade em Língua Portuguesa a partir dos textos introdutórios da Base Nacional Comum Curricular. Intercâmbio, 51, e57761. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/57761

Edição

Seção

Artigos