As práticas de Oralidade em Língua Portuguesa a partir dos textos introdutórios da Base Nacional Comum Curricular

Autori

Parole chiave:

ensino, oralidade, prescrição curricular

Abstract

Neste artigo, analisamos o texto introdutório referente ao eixo oralidade disponível na seguinte seção do documento BNCC: Etapa do ensino fundamental - item 4.1 Área de linguagens - item 4.1.1 Língua Portuguesa, o qual norteia as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa, a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular. O documento homologado em dezembro de 2017, define diretrizes obrigatórias ao ensino de língua materna mediante a proposição de quatro eixos: a leitura, a escrita, a oralidade e a análise linguística. Para os fins deste trabalho, priorizaremos o recorte referente às práticas de oralidade, tendo como referencial teórico a perspectiva enunciativo-discursiva proposta por Bakhtin (2006) e pelos membros de seu círculo. Assumindo integralmente essa perspectiva, definimos como recurso metodológico a perspectiva teórica da análise dialógica do discurso.

Biografie autore

Marina de Fatima Ferreira Nascimento, Universidade São Francisco de Itatiba

Doutoranda do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação (USF - Campus Itatiba)

Milena Moretto, Universidade São Francisco de Itatiba

Professora concursada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.

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Pubblicato

2022-10-19

Come citare

Nascimento, M. de F. F., & Moretto, M. (2022). As práticas de Oralidade em Língua Portuguesa a partir dos textos introdutórios da Base Nacional Comum Curricular. Intercâmbio, 51, e57761. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/57761

Fascicolo

Sezione

Artigos