Efeitos do retorno à “interpretação” na Clínica de Linguagem

Autores

  • Brenda Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Francisca Lier-Devitto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Interpretação, Escuta, Clínica de Linguagem, Fonoaudiologia

Resumo

Este artigo desenvolve um trabalho teórico sobre a Interpretação na clínica com crianças, partindo de um retorno ao Interacionismo e à Clínica de Linguagem, na busca pelo caminho percorrido nesses campos sobre os efeitos da interpretação do outro nas falas de crianças. A partir da complexificação da relação fala-escuta, ilumina-se a interpretação como efeito do jogo significante em falas sintomáticas sobre a escuta do clínico. Novos passos na discussão são sugeridos aqui no diálogo com Freud (1900 e 1937), promovendo reflexões na direção da interpretação como produzida sobre “fragmentos” de fala, na tensão entre “desmontagens” e “montagens” de enunciados estranhos.

Biografia do Autor

Brenda Sousa , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Atualmente integra o Projeto Entrelaços, desenvolvido na DERDIC - PUC/SP. Filiada ao Grupo de Pesquisa - CNPq Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. Tem experiência no atendimento clínico a crianças com TEA, atraso de linguagem e demais alterações de linguagem.

Maria Francisca Lier-Devitto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora titular no Departamento de Linguística da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora e docente do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), PUCSP. Pesquisadora CNPq. Líder do grupo de pesquisa Aquisição, Patologias e Clinica de Linguagem. Membro do Serviço de Patologias da Linguagem (SPL) na Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), onde esta na coordenação do Centro de atendimento afásico (CAAF) e do projeto Entrelaços de Atendimento a crianças com dificuldades na relação com a linguagem e no laço social. Formação e Clinica em Psicanálise.

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

Sousa , B. ., & Lier-Devitto, M. F. (2022). Efeitos do retorno à “interpretação” na Clínica de Linguagem. Intercâmbio, 50, e58274. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/58274

Edição

Seção

Artigos