Processos reguladores da motivação para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61880

Palavras-chave:

motivação;, teoria da autodeterminação;, aprendizagem de línguas estrangeiras

Resumo

Este é um estudo de natureza exploratória e descritiva que tem como objetivo investigar os processos reguladores que orientam a relação entre motivação externa e interna, relacionados à aprendizagem de inglês, à luz da Teoria da Autodeterminação de Ryan e Deci (1985, 2000, 2002, 2017). Para tanto, foram selecionados 25 alunos de uma escola pública de ensino médio, de Luís Eduardo Magalhães, Bahia. O material empírico foi gerado por meio da aplicação de questionários. Os resultados apontaram uma maior ocorrência de regulação da motivação por identificação, processo de reconhecimento do valor de uma atividade em consonância com interesses pessoais.

Biografia do Autor

Rossini Fonseca Silveira, Universidade Federal do Goiás

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG; Mestre em Linguística Aplicada - PPGLA/UNB, Especialista em Estudos Linguísticos, Leitura e Produção Textual - UNEB; graduação em LETRAS - HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA - UERN (1999). Professor concursado da Rede Estadual de Ensino da Bahia doe.

Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás

Professora de Literatura Inglesa. Possui graduação em Língua Portuguesa e Inglesa (1997), mestrado em Língua e Literatura (2002), com tese defendida na área de Linguística Aplicada: ensino de Inglês como Língua Estrangeira, doutorado em Língua e Literatura pela Universidade Federal Universidade de Goiás (2007), com dissertação defendida na área de Linguística Aplicada: ensino de Literatura de Língua Inglesa, e curso de formação continuada em Crítica Literária - Leitura Crítica na Universidade de Oxford (2017). É Professora Associada da Faculdade de Letras Modernas, pesquisadora sênior e professora do Mestrado e Doutorado em Letras da UFG, pesquisadora sênior e professora do Mestrado em Educação e professora colaboradora do Mestrado em Agronomia, da UFJ. É coordenadora geral de pesquisa da Faculdade de Línguas Modernas. Tem experiência na área de Ensino Superior, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Literatura em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Inglesa, Ensino e Pesquisa em Inglês, Formação de Professores, Domínio Afetivo na Aprendizagem de Línguas, Aprendizagem Colaborativa e Tradução Intersemiótica da Literatura ao Cinema.

Referências

ALLWRIGHT, R. L. Language Learning Through Communication Practice. ELT Documents v. 76, n. 3. London: British Council, p. 2-14, 1977.

BANDURA, A. Self-efficacy: The exercise of control. Nova Yorque: Freeman, 1997.

BASSO, F. P.; ABRAHÃO, M. H. M. B. Atividades de ensino que desenvolvem a autorregulação da aprendizagem. Educação & Realidade, v. 43, n. 2, pp. 495-512, 2018.

BROWN, H. D. Principles of language learning and teaching. Pearson Education, 2000.

BROWN, K. W.; RYAN, R. M. The benefits of being present: mindfulness and its role in psychological well-being. Journal of Personality and Social Psychology, v. 84, n. 4, pp. 822-848, 2003.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

COUCHMAN, C. E.; RYAN, R. M. Comparing Immediate-Return and Basic Psychological Needs: a self-determination theory perspective. Psychological Inquiry, v. 10, n. 3, 235-239, 1999.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum, 1985.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. The “what” and “why” of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, v. 11, 227-268, 2000.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. The handbook of self-determination research. Rochester: University of Rochester Press, 2002.

DÖRNYEI, Z. Motivational Strategies in the Language Classroom. Cambridge University Press, 2001.

DÖRNYEI, Z. Attitudes, Orientations and Motivation in Language Learning: Group Dynamics and Motivation. The Modern Language Journal, v. 81, n. IV, pp. 482-493, 2003.

DÖRNYEI, Z. The psychololy of the language learner: Individual learners differences in second language acquisition. London: Lawrence Erlbaum Associates, 2005.

EHRMAN, M.; Oxford, R. Owls and doves: Cognition, personality, and language success. In: J.E. Altis, (Org.). Linguistics, language teaching, and the interdependence of theory, practice, and research. Washington DC: Georgetown University Press, p. 413-437, 1990.

EHRMAN, M. Understanding second language difficulties. London: Sage, 1996.

FANDIÑO, F. G. E.; MUÑOZ, L. D.; VELANDIA, A. J. S. Motivation and E-Learning English as a foreign language: a qualitative study. Heliyon, v. 5, pp 1-7, 2019.

GARDNER, R. C. Social psychology and second language learning: the role of attitudes and motivation. London: Edward Arnold, 1985.

GUIMARÃES, S. E. R.; BZUNECK, A. J.; SANCHES, S. F. Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 6, n. 1, pp. 11-19, 2002.

LAGO, N. A. Um olhar pelos recônditos: fatores afetivos e aprendizagem de línguas estrangeiras. In: CRUZ, N. C.; PINHEIRO-MARIZ, J. (Org.). Ensino de línguas estrangeiras: contribuições teóricas e de pesquisa. Campina Grande: EDUFCG, pp. 11-36, 2011.

LAMB, M. The impact of school on EFL learning motivation: an Indonesian case study. TESOL Quarterly, v. 4, n. 4, p. 757-780, 2007.

LENS, W.; MATOS, L.; VANSTEENKISTE, M. Professores como fontes de motivação dos alunos: o quê e o porquê da aprendizagem do aluno. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, pp. 17-10, 2008.

LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How languages are Learned. Oxiford University Press, 3. Ed, 2006.

MANTLE-BROMLEY, C. Positive attitudes and realistic beliefs: Links to proficiency. Modern Language Journal, pp. 372-386, 1995.

MILLS, N.; PAJARES, F.; HERRON, C. Self-efficacy of college intermediate French students: relation to achievement and motivation. Language Learning, v. 57, n. 3, p. 417-442, 2007.

PINTRICH, P.; SCHUNK, D. Motivation in Education: Theory, Research & Applications. 3. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1996.

REEVE, J.; DECI, E. L.; RYAN, R. M. Self-determination theory: a dialectical framework for understanding sociocultural influences on student motivation. In: McINERNEY, D. M.; VAN ETTEN, S. (Org.). Big theories revisited. Greenwich: Information Age Publishing, pp. 31-60, 2004.

RICHARDS, J. C.; LOCKHART, C. Reflective Teaching in Second Language classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

RYAN, R. M.; STILLER, J. The social contexts of internalization: Parent and teacher influences on autonomy, motivation and learning. In: PINTRICH, P. R.; MAEHR; M. L. (org.), Advances in motivation and achievement, v. 7, pp. 115–149, 1991.

RYAN, R. M. Agency and organization: intrinsic motivation, autonomy and the self in psychological development. In: JACOBS, J. (Org.). Nebraska symposium on motivation. Lincon: University of Nebraska Press, pp. 1-156, 1993.

RYAN, R. M. Psychological needs and the facilitation of integrative processes. Journal of Personality, v. 63, pp. 397–427, 1995.

RYAN, R. M., DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, 55(1), pp. 68-78, 2000a.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new direction. Contemporary Educational Psychology. v. 25, p. 54–67, 2000b. Disponível em: <http://mmrg.pbworks.com/f/Ryan,+Deci+00.pdf > Acesso em: 20 jun. 2018.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Overview of self-determination theory: an organismic dialectical perspective. In: Handbook of self-determination research. New York: University of Rochester Press, Cap. 1, pp.4-63, 2004.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory: basic psychological needs in motivation, development and wellness. New York: The Guilford Press, 2017.

SCARCELLA, R. C.; OXFORD, R. L. The Tapestry of Language Learning. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1992.

VIANA, N. Variabilidade da motivação no processo de aprender língua estrangeira na sala de aula. 1990. 359f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas/SP, 1990. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269405>. Acesso em: 21 jul. 2021.

WEHMEYER, M. L. Self-determination and the education of students with mental retardation. Education and Training in Mental Retardation and Developmental Disabilities, 27, pp. 302-314, 1992.

WEHMEYER, M. L. A functional model of self-determination: describing development and implementing instruction. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, v. 14, n. 1, pp. 53-62, 1999.

WILLIAMS, M.; BURDEN, R. Psychology for language teachers: a social constructivist approach. Cambridge University Press, 1997.

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Silveira, R. F., & Alves do Lago, N. (2023). Processos reguladores da motivação para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Intercâmbio, 53, e61880. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61880

Edição

Seção

Artigos