Processos reguladores da motivação para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61880

Mots-clés :

motivação;, teoria da autodeterminação;, aprendizagem de línguas estrangeiras

Résumé

Este é um estudo de natureza exploratória e descritiva que tem como objetivo investigar os processos reguladores que orientam a relação entre motivação externa e interna, relacionados à aprendizagem de inglês, à luz da Teoria da Autodeterminação de Ryan e Deci (1985, 2000, 2002, 2017). Para tanto, foram selecionados 25 alunos de uma escola pública de ensino médio, de Luís Eduardo Magalhães, Bahia. O material empírico foi gerado por meio da aplicação de questionários. Os resultados apontaram uma maior ocorrência de regulação da motivação por identificação, processo de reconhecimento do valor de uma atividade em consonância com interesses pessoais.

Bibliographies de l'auteur

Rossini Fonseca Silveira, Universidade Federal do Goiás

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG; Mestre em Linguística Aplicada - PPGLA/UNB, Especialista em Estudos Linguísticos, Leitura e Produção Textual - UNEB; graduação em LETRAS - HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA - UERN (1999). Professor concursado da Rede Estadual de Ensino da Bahia doe.

Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás

Professora de Literatura Inglesa. Possui graduação em Língua Portuguesa e Inglesa (1997), mestrado em Língua e Literatura (2002), com tese defendida na área de Linguística Aplicada: ensino de Inglês como Língua Estrangeira, doutorado em Língua e Literatura pela Universidade Federal Universidade de Goiás (2007), com dissertação defendida na área de Linguística Aplicada: ensino de Literatura de Língua Inglesa, e curso de formação continuada em Crítica Literária - Leitura Crítica na Universidade de Oxford (2017). É Professora Associada da Faculdade de Letras Modernas, pesquisadora sênior e professora do Mestrado e Doutorado em Letras da UFG, pesquisadora sênior e professora do Mestrado em Educação e professora colaboradora do Mestrado em Agronomia, da UFJ. É coordenadora geral de pesquisa da Faculdade de Línguas Modernas. Tem experiência na área de Ensino Superior, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Literatura em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Inglesa, Ensino e Pesquisa em Inglês, Formação de Professores, Domínio Afetivo na Aprendizagem de Línguas, Aprendizagem Colaborativa e Tradução Intersemiótica da Literatura ao Cinema.

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Publiée

2023-08-07

Comment citer

Silveira, R. F., & Alves do Lago, N. (2023). Processos reguladores da motivação para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Intercâmbio, 53, e61880. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61880

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