Aprender - Refletir - Ensinar

a simetria invertida percebida na prática pedagógica dos licenciandos em letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e62091

Palavras-chave:

formação docente inicial, simetria invertida, ensino de língua portuguesa, ideologias linguísticas

Resumo

Neste trabalho, temos por objetivo identificar as ideologias linguísticas no discurso de professores aprendizes no que diz respeito à articulação entre o aprender e o fazer da formação inicial por meio da simetria invertida na educação básica. Como recorte teórico-metodológico, assumimos uma perspectiva qualitativa e etnográfica com base nas ideias da pragmática. Para tal, utilizamos como corpus questionários e transcrições de encontros coletivos realizados com um grupo focal formado por estudantes do curso de letras da UFRPE. Após a análise do corpus, foi possível perceber o quanto o exercício da simetria invertida possibilita uma experiência formativa aos professores aprendizes, uma vez que esses problematizam e avaliam sua prática docente na relação rotativa entre o aprender, o refletir e o ensinar.

 

Biografia do Autor

Sandra Helena Dias de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Dra. lotada no departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/Recife)

João Vitor Silva Martins, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduando do curso de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-Recife). Agradecemos o apoio ao CNPq pela bolsa de iniciação científica.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Melo, S. H. D. de, & Silva Martins, J. V. . (2023). Aprender - Refletir - Ensinar : a simetria invertida percebida na prática pedagógica dos licenciandos em letras. Intercâmbio, 53, e62091. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e62091

Edição

Seção

Artigos