Aprender - Refletir - Ensinar
a simetria invertida percebida na prática pedagógica dos licenciandos em letras
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e62091Palabras clave:
formação docente inicial, simetria invertida, ensino de língua portuguesa, ideologias linguísticasResumen
Neste trabalho, temos por objetivo identificar as ideologias linguísticas no discurso de professores aprendizes no que diz respeito à articulação entre o aprender e o fazer da formação inicial por meio da simetria invertida na educação básica. Como recorte teórico-metodológico, assumimos uma perspectiva qualitativa e etnográfica com base nas ideias da pragmática. Para tal, utilizamos como corpus questionários e transcrições de encontros coletivos realizados com um grupo focal formado por estudantes do curso de letras da UFRPE. Após a análise do corpus, foi possível perceber o quanto o exercício da simetria invertida possibilita uma experiência formativa aos professores aprendizes, uma vez que esses problematizam e avaliam sua prática docente na relação rotativa entre o aprender, o refletir e o ensinar.
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