Interpretar na clínica com crianças autistas
atribuição de sentido?
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e64877Palavras-chave:
interpretação, clínica de linguagem, autismo, psicanáliseResumo
Este artigo é motivado pelo encontro com crianças autistas em uma modalidade de atendimento clínico orientada pela Psicanálise. Desta experiência, localizamos a resistência ao outro por parte delas e retiramos a “interpretação” como tema para reflexão. O objetivo deste artigo é levantar questões sobre a natureza e eficácia da interpretação no atendimento destas crianças. Recuperamos, para isso, os aspectos fundamentais apontados por Kanner e Asperger como característicos do autismo e discutimos quatro artigos sobre o tema. Indicamos a relevância de uma abordagem enfoque a lógica significante na definição de “interpretação”. Afirmamos ser necessário, ainda, dar passos adiante nesta reflexão.
Referências
ANDRADE, L. "Captação" ou "captura" - considerações sobre a relação do sujeito à fala. In: LIER-DEVITTO, M.
F.; ARANTES, L .M. G. (Org.). Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem, 1a ed. São Paulo: EDUC, FAPESP, 2006, p. 201-218.
ANDRADE, L. Ouvir e escutar na constituição da clínica de linguagem. 2003. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
ARANTES, L. M. G. As múltiplas faces da especularidade. Letras de hoje, vol. 36, n.3, p. 253-260, 2001. Disponível em: < https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/14573/9734>. Acesso em 19 dez. 2023.
ARANTES, L. M. G. Impasses na distinção entre produções sintomáticas desviantes e não desviantes. In: LIER-DEVITTO, M. F.; ARANTES, L. M. G. (Org.). Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. 1a. ed. São Paulo: 2006, v., p. 219-226.
ASPERGER, H. Autistic psychopathy in childhood. In: U. Frith (Ed.), Autism and Asperger syndrome. Londres: Cambridge University Press, pp. 37-92. 1944. Disponível em: < https://cpb-us-e1.wpmucdn.com/blogs.uoregon.edu/dist/d/16656/files/2018/11/Asperger-Autistic-Psychopathy-in-Childhood-2h51vw4.pdf>. Acesso em 19 dez. 2023.
CATRINI, M. Apraxia: sobre a complexa relação entre corpo e linguagem. 1a ed. Salvador: EDUFBA, 2019.
FREUD, S. (1937). Construções na análise. In: Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, v. XXIII, Rio de Janeiro, Imago, 1976, pp. 275-287.
FREUD, S. A interpretação dos sonhos (1900). In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 4, p. 39-263, 1996.
JAKOBSON, R. (1960) - Lingüística e Poética. In: Lingüística e Comunicação. Cultrix: São Paulo. 1988.
JANUÁRIO, L. M. & Tafuri, M.I. (2008). O olhar e o corpo na relação transferencial com uma criança em sofrimento psíquico grave. Estilos Da Clínica, n. 13, v.25, pp. 192-209. Disponível em <https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46039>. Acesso em 04. dez. 2023.
KANNER, L. Autistic Disturbances of Affective Contact. Nervous Child, n. 2, p. 217-250. 1943. Disponível em: <https://embryo.asu.edu/pages/autistic-disturbances-affective-contact-1943-leo-kanner>. Acesso em 19 dez.2023.
LANDI, R. Sob efeito da afasia: a interdisciplinaridade como sintoma nas teorizações. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
LAURENT, E. (2014). A batalha do autismo: da clínica à política. Rio de Janeiro: Zahar.
LIER-DEVITTO, M. F. Caminhos e descaminhos da criança na língua materna. In: Juliana Marcolino-Galli; Michelly Daiane de Souza Gaspar Cordeiro. (Org.). Linguagem, clínica e sujeito: (des)encontros (im)possíveis. 1ed. Guarapuava: UNICENTRO, 2023, v. 1, p. 20-25.
LIER-DEVITTO, M. F. Patologias da linguagem: sobre as "vicissitudes de falas sintomáticas". In: LIER-DEVITTO, M. F.; ARANTES, L. M. G. (Org.). Aquisição, patologias e clínica de linguagem. 1ed. São Paulo: EDUC-FAPESP, 2006, v., p. 182-2001.
LIER-DEVITTO, M. F. Questions on the normal-pathological polarity. Revista da ANPOLL, São Paulo, v. 12, n.1, p. 169-186, 2002. Disponível em:<https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/510/520>. Acesso em 19 dez. 2023.
LIER-DEVITTO, M. F. Sobre a interpretação. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP), Campinas, v. 29, p. 9-15, 1996.
LIER-DEVITTO, M.F.; ANDRADE, L. A abordagem do erro na fala e na escrita: aquisição, alfabetização e clínica. Anais do SILEL, V .2;2: s.p. 2011. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2011/2920.pdf>. Acesso em 19 dez. 2023.
LIER-DEVITTO, M. F.; ARANTES, L. M. G. Sobre os efeitos da fala da criança: da heterogeneidade desses efeitos. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 33, n.2, p. 65-72, 1998. Disponível em: < https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15069/9952>. Acesso em 19 dez. 2023.
LIER-DEVITTO, M. F.; FONSECA, S. C. Hesitações e pausas como ocorrências articuladas. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v. 54, p. 67-80, 2012. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/266223466_Hesitacoes_e_pausas_como_ocorrencias_articuladas_ao_movimento_de_reformulacao>. Acesso 19 dez. 2023.
MALEVAL, J. C. O autista e a sua voz. Editora Blucher, 2021. SAUSSURE, F. (1916). Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix. 1969.
SOUSA, B. Interpretação: questão na Clínica de Linguagem com crianças. 2021. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível em: < https://repositorio.pucsp.br/jspui/bitstream/handle/23878/1/Brenda%20de%20Sousa%20Santos.pdf>. Acesso em 19 dez. 2023.
SOUSA, B.; LIER-DEVITTO, M. F. Efeitos do retorno à -interpretação- na Clínica de Linguagem. INTERCÂMBIO (PUCSP), v. 50, p. e58274-15, 2022. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/58274/39932>. Acesso em 19 dez. 2023.
SPINA-DE-CARVALHO, D. C. Clínica de Linguagem: Algumas considerações sobre interpretação. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/LinguaPortuguesa/Spina-de-Carvalho_2003.pdf>. Acesso em 19 dez. 2023.
TAFURI, M.I. O início do tratamento psicanalítico com crianças autistas: transformação da técnica psicanalítica? Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., v. 3, n. 4, pp. 122-145. Disponível em <https://www.scielo.br/j/rlpf/a/5cGmkgGWtBFdjGqtDN7vQZH/abstract/?lang=pt>. Acesso em 04 dez. 2023.
TAFURI, M. I.; SAFRA, G. Extrair sentido, traduzir, interpretar: um paradigma na clínica psicanalítica com a criança autista. Psyche (Sao Paulo), São Paulo, v. 12, n. 23, dez. 2008. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-11382008000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 04 dez. 2023.
TAFURI, M. I.; SAFRA, G. O que pode o corpo de uma criança autista? Psic.: Teor. e Pesq. 32 (spe). 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ptp/a/JnNPwCpxczk38vFrRJwg8mk/>. Acesso em 04. dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Brenda Sousa Santos, Maria Francisca Lier-DeVitto, Lúcia Maria Guimarães Arantes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.