Interpreting with autistic children in medical practice

attributing meaning?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e64877

Keywords:

interpretation, autism, psychoanalysis, language clinic

Abstract

This article is motivated by a clinical experience with autistic children in a psychoanalytical approach. Departing from the resistance those children oppose to the other, we raised “interpretation” as the topic to reflect upon. It is aimed to approach issues concerning some definitions of interpretation in the clinical settings with autistic children. We revisited the fundamental description of characteristic autistic behavior highlighted by Kanner and Asperger. We also focus on articles which point out the importance on considering “interpretation” involving the logic of the signifier in its definition. We suggest that other steps should be taken in the subject matter.

Author Biographies

Brenda Sousa Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestre e doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Atualmente integra o Projeto Entrelaços, desenvolvido na DERDIC - PUC/SP. Filiada ao Grupo de Pesquisa - CNPq Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. Tem experiência no atendimento clínico a crianças com TEA, atraso de linguagem e demais alterações de linguagem.

 

Maria Francisca Lier-DeVitto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Curso de Letras Anglo Germânicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1969), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Professora titular no Departamento de Linguística da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora e docente do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), PUCSP. Pesquisadora CNPq. Líder do grupo de pesquisa Aquisição, Patologias e Clinica de Linguagem. Membro do Serviço de Patologias da Linguagem (SPL) na Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), onde esta na coordenação do Centro de atendimento a afásicos (CAAF) e do projeto Entrelaços de Atendimento a crianças com dificuldades na relação com a linguagem e no laço social. Formação e Clinica em Psicanálise. Membro do Outrarte no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Co-coordenadora de Tempo e Literatura - UNICAMP. Tem experiência na área de Linguística, mais particularmente na Aquisição da Linguagem e Patologias de Linguagem, abordadas de um ponto de vista que inclui a Psicanálise. Tem se dedicado a temas como o paralelismo em falas de crianças e falas sintomáticas; a questão do erro e sintoma na fala; a escuta do falante para a fala entre outros. Tem refletido entre Linguística e Psicanálise.

A, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é coordenadora do Curso de Fonoaudiologia e foi , também , Chefe do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica ( 2015-2017) FACHS- PUCSP, é, também, professora do Programa de Pós Graduação de Linguística Aplicada e Estudos ds Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É fonoaudióloga do Serviço de Patologia da Linguagem da DERDIC/PUC-SP -CER II Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Diagnóstico e Terapia de Linguagem (fala e escrita), atuando principalmente nos seguintes temas: clínica de linguagem, avaliação de linguagem aquisição e patologias da linguagem.

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Published

2023-12-21

How to Cite

Santos, B. S., Lier-DeVitto, M. F., & Arantes, L. M. G. . (2023). Interpreting with autistic children in medical practice: attributing meaning?. Intercâmbio, 53, E64877. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e64877

Issue

Section

Artigos