Por uma formação docente mais crítica

o pensar alto em grupo como caminho para a formação de leitores e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e65372

Palavras-chave:

pensar alto em grupo, diálogo, formação de professores, formação de leitores, avaliações em larga escala

Resumo

Este artigo busca refletir sobre os desafios enfrentados na formação de professores e leitores, propondo uma abordagem fundamentada nos princípios da pedagogia freireana (FREIRE, 1970), no dialogismo de Bakhtin (BAKHTIN, 1992; BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2010) e no construto teórico-metodológico do Pensar Alto em Grupo (PAG) (ZANOTTO, 1992, 1995), para uma formação docente mais colaborativa, crítica e transformadora. Para isso, partimos da problematização das avaliações em larga escala e como seus resultados e intencionalidades impactam as práticas educativas e a formação de professores. Por fim, compartilhamos uma proposta de formação docente, apoiada no PAG, que visa uma formação de leitores mais efetiva.

Biografia do Autor

Dianne Cristine Rodrigues de Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fonoaudióloga, especialista em Linguagem e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Mais de 20 anos de experiência na área de Fonoaudiologia Clínica, atendendo crianças, adolescentes e adultos. Trabalho específico com o aperfeiçoamento e aprimoramento da comunicação como ferramenta estratégica das relações sociais e profissionais.Elaborou e implementou programas de formação e assessoria fonoaudiológica às escolas e OSCs, desenvolvendo programas de inclusão e de formação continuada para educadores. Foi responsável pela coordenação e liderança de equipe de professores, implantação de metodologias pedagógicas, planejamento e execução de eventos educacionais, atendimento a pais, alunos e terapeutas. Desenvolveu e executou projetos de inclusão social. Prática na elaboração de recursos institucionais e didáticos. Elaboração e aplicação de programas de treinamentos e assessoria fonoaudiológica à equipe pedagógica, com o objetivo de subsidiar a prática educativa. Desenvolvimento de programas de saúde ocupacional, de capacitação e formação continuada para professores.Durante 13 anos, atuou em diversas frentes no Itaú Social. Participou da elaboração, implantação, acompanhamento e avaliação de programas e projetos desenvolvidos na área de gestão educacional, educação integral e leitura e escrita, como o Programa Escrevendo o Futuro, Olimpíada de Língua Portuguesa e o Leia com uma Criança. Coordenou o programa de Voluntariado e atuou com o fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil. Implementou e coordenou a área de Engajamento Social e Leitura que fomentou diversos projetos relevantes na área do livro, leitura, literatura e biblioteca.É membro do grupo coordenador da Rede LEQT - Rede de Leitura e Escrita de Qualidade para Todos do GIFE e faz parte do Conselho do Instituto Emília.Atualmente, trabalha como formadora, palestrante, curadora de conteúdos e consultora na LEDUCA - Consultoria em Linguagem e Educação e é mestranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP.

Mara Sophia Zanotto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL). Fez doutorado em Linguística, na Universidade de São Paulo (USP), em 1976. É líder do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora - GEIM/CNPq, que desenvolve pesquisa em três direções: 1) leitura e interpretação da metáfora/metonímia no gênero literário e em outros gêneros 2) abordagem discursiva e estilística da metáfora/metonímia; 3) estudo semântico-pragmático da significação da metáfora/metonímia em uso. Organizou, com membros do GEIM e do LAEL, o primeiro congresso internacional sobre a metáfora: Conference on Metaphor in Language and Thought, na PUC-SP, em 2002, no qual foi lançada a tradução brasileira da obra seminal de Lakoff & Johnson (1980), Metaphors we live by, realizada por ela e membros do grupo GEIM. Do congresso resultou a publicação internacional: Confronting Metaphor in Use: An Applied Linguistic Approach, em parceria com Lynne Cameron (Open University, UK) e Marilda Cavalcanti (UNICAMP) (John Benjamins, 2008). Participou, a convite, em 2006, do projeto coordenado por Lynne Cameron: MetNet: Metaphor Analysis ? Theoretical and Methodological Challenges in Using Discourse Data, na University of Leeds (http://creet.open.ac.uk/projects/metaphor- analysis/index.cfm. Áreas de atuação: Estudos da Metáfora/Metonímia; Estudos de Letramento, Pragmática, Metodologia de Pesquisa.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 14. Ed. Tradução Michel Lhud; Yara F. Vieira. São Paulo: HUCITEC, 2010.

BICALHO, D. C. Leitura. In: FRADE, I. C. A. S; VAL, M.da G. C.; BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasil no PIRLS 2021: Sumário Executivo. Brasília, DF: Inep, 2023.

BREGUNCI, M. G. de C. Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, CEALE/Faculdade de Educação da UFMG. 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/leitura Acesso em 09 de dez. de 2023.

CAED. Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. Avaliação da Fluência em Leitura. Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em https://institucional.caeddigital.net/tecnologias-2/fluencia.html Acesso em 12 de dez. de 2023.

CAETANO, C.; RIBEIRO, O. Possibilidades de reflexão: o ensino de leitura e as provas de larga escala. Universidade de Brasília (UnB), 2014. Disponível em: https://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/11/125.pdf Acesso em 12 de dez. de 2023.

FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L.B. (Org.). The nature of intelligence. Hillsdale, N.Y.: Erlbaum, 1974. p. 231-235.

FREIRE, P. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

JOBIM E SOUZA, S. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas: Papirus, 1994.

KOWALTOWSKI, D. C. C. Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

MARCUSCHI, L. A. Compreensão de textos: algumas considerações. In: DIONISIO, Ângela e BEZERRA, Auxiliadora. O Livro Didático de Língua Portuguesa: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2008.p.46-59.

MELO, D. C. R. Da mediação à formação de leitores literários: afetos, diálogos e intencionalidade. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2023.

OECD. PISA 2022 Results (Volume I): The State of Learning and Equity in Education. PISA, OECD Publishing, Paris, 2023. Disponível em https://doi.org/10.1787/53f23881-en

PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I; CAVALCANTI, M. C. (org.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, p. 23-49, 1998.

RATIER, R. Pisa: esperar resultado diferente fazendo igual é loucura. Disponível em https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/rodrigo-ratier/2023/12/05/pisa-esperar-resultado-diferente-fazendo-igual-e-loucura.htm Acesso em 6 de dez de 2023.

ROJO, R. Esferas ou campos de atividade humana. In: FRADE, I. C. A. S; VAL, M.da G. C.; BREGUNCI, M. G. de C. Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, CEALE/Faculdade de Educação da UFMG. 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/esferas-ou-campos-de-atividade-humana Acesso em 09 de dez. de 2023.

ROJO R. Letramentos. In: ROJO, R. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. p.11-26

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artmed, 2000.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. Tradução: Rodolfo Ilari e Mayumi Ilari. – São Paulo: Contexto, 2019.

ZANOTTO, M. S. Linguística aplicada: da aplicação da linguística à linguística transdisciplinar. Org.: Mara Sofia Zanotto Paschoal, Maria Antonieta Alba Celani. São Paulo: EDUC, 1992.

ZANOTTO, M. S. Metáfora, cognição e ensino de leitura. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 11, n. 2, p. 241-254, 1995.

ZANOTTO, M. S. et al. Apresentação à edição brasileira. In: LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana, 2002. p. 9-37.

ZANOTTO, M. S. Modelos culturais e indeterminação metafórica. Organon, Porto Alegre, n. 43, p. 97-118, dez. 2007.

ZANOTTO, M. S.; PALMA, D. V. Opening Pandora’s box: multiple readings of a metaphor. In: ZANOTTO, M. S., CAMERON, L.; CAVALCANTI, M. Confronting metaphor in use: an applied linguistic approach. Amsterdam: John Benjamins, 2008. p. 11-43.

ZANOTTO, M. S. Multiple Readings of ‘metaphor’ in the classroom: coconstruction of inferential chains. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 26 (esp.), p. 615-644, 2010.

ZANOTTO, M. S. A construção de uma prática de letramento para o ensino pesquisa de leitura da ‘metáfora’ em textos literários. In: LIMA, A. (Org.). A propósito da metáfora. Recife: Editora da UFPE; Cátedra Unesco de Leitura – PUC/Rio, 2014 p. 193-241.

ZANOTTO, M. S.; SUGAYAMA, A. M. Um confronto Heurístico entre práticas de letramento e as epistemologias do monologismo e do dialogismo. In: Signum: Estudos da Linguagem. Londrina, n. 19/1, p. 11-39, jun. 2016.

ZANOTTO, M. S. Diálogos imprescindíveis: metáfora, cognição e letramento literário In: Linguagem, cognição e cultura: estudos em interface / organização Sandra Cavalcante, Rosângela Gabriel, Heronides Moura. - 1. ed. - Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020. p. 127-156.

ZITKOSKI, J. J. Dialogicidade. In: Dicionário Paulo Freire. STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). 2a. edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

Melo, D. C. R. de, & Zanotto, M. S. . (2024). Por uma formação docente mais crítica: o pensar alto em grupo como caminho para a formação de leitores e professores. Intercâmbio, 54, e65372. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e65372

Edição

Seção

Artigos