Por uma formação docente mais crítica
o pensar alto em grupo como caminho para a formação de leitores e professores
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e65372Palavras-chave:
pensar alto em grupo, diálogo, formação de professores, formação de leitores, avaliações em larga escalaResumo
Este artigo busca refletir sobre os desafios enfrentados na formação de professores e leitores, propondo uma abordagem fundamentada nos princípios da pedagogia freireana (FREIRE, 1970), no dialogismo de Bakhtin (BAKHTIN, 1992; BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2010) e no construto teórico-metodológico do Pensar Alto em Grupo (PAG) (ZANOTTO, 1992, 1995), para uma formação docente mais colaborativa, crítica e transformadora. Para isso, partimos da problematização das avaliações em larga escala e como seus resultados e intencionalidades impactam as práticas educativas e a formação de professores. Por fim, compartilhamos uma proposta de formação docente, apoiada no PAG, que visa uma formação de leitores mais efetiva.
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 14. Ed. Tradução Michel Lhud; Yara F. Vieira. São Paulo: HUCITEC, 2010.
BICALHO, D. C. Leitura. In: FRADE, I. C. A. S; VAL, M.da G. C.; BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasil no PIRLS 2021: Sumário Executivo. Brasília, DF: Inep, 2023.
BREGUNCI, M. G. de C. Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, CEALE/Faculdade de Educação da UFMG. 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/leitura Acesso em 09 de dez. de 2023.
CAED. Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. Avaliação da Fluência em Leitura. Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em https://institucional.caeddigital.net/tecnologias-2/fluencia.html Acesso em 12 de dez. de 2023.
CAETANO, C.; RIBEIRO, O. Possibilidades de reflexão: o ensino de leitura e as provas de larga escala. Universidade de Brasília (UnB), 2014. Disponível em: https://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/11/125.pdf Acesso em 12 de dez. de 2023.
FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L.B. (Org.). The nature of intelligence. Hillsdale, N.Y.: Erlbaum, 1974. p. 231-235.
FREIRE, P. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
JOBIM E SOUZA, S. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas: Papirus, 1994.
KOWALTOWSKI, D. C. C. Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.
MARCUSCHI, L. A. Compreensão de textos: algumas considerações. In: DIONISIO, Ângela e BEZERRA, Auxiliadora. O Livro Didático de Língua Portuguesa: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2008.p.46-59.
MELO, D. C. R. Da mediação à formação de leitores literários: afetos, diálogos e intencionalidade. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2023.
OECD. PISA 2022 Results (Volume I): The State of Learning and Equity in Education. PISA, OECD Publishing, Paris, 2023. Disponível em https://doi.org/10.1787/53f23881-en
PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I; CAVALCANTI, M. C. (org.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, p. 23-49, 1998.
RATIER, R. Pisa: esperar resultado diferente fazendo igual é loucura. Disponível em https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/rodrigo-ratier/2023/12/05/pisa-esperar-resultado-diferente-fazendo-igual-e-loucura.htm Acesso em 6 de dez de 2023.
ROJO, R. Esferas ou campos de atividade humana. In: FRADE, I. C. A. S; VAL, M.da G. C.; BREGUNCI, M. G. de C. Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, CEALE/Faculdade de Educação da UFMG. 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/esferas-ou-campos-de-atividade-humana Acesso em 09 de dez. de 2023.
ROJO R. Letramentos. In: ROJO, R. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. p.11-26
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artmed, 2000.
WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. Tradução: Rodolfo Ilari e Mayumi Ilari. – São Paulo: Contexto, 2019.
ZANOTTO, M. S. Linguística aplicada: da aplicação da linguística à linguística transdisciplinar. Org.: Mara Sofia Zanotto Paschoal, Maria Antonieta Alba Celani. São Paulo: EDUC, 1992.
ZANOTTO, M. S. Metáfora, cognição e ensino de leitura. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 11, n. 2, p. 241-254, 1995.
ZANOTTO, M. S. et al. Apresentação à edição brasileira. In: LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana, 2002. p. 9-37.
ZANOTTO, M. S. Modelos culturais e indeterminação metafórica. Organon, Porto Alegre, n. 43, p. 97-118, dez. 2007.
ZANOTTO, M. S.; PALMA, D. V. Opening Pandora’s box: multiple readings of a metaphor. In: ZANOTTO, M. S., CAMERON, L.; CAVALCANTI, M. Confronting metaphor in use: an applied linguistic approach. Amsterdam: John Benjamins, 2008. p. 11-43.
ZANOTTO, M. S. Multiple Readings of ‘metaphor’ in the classroom: coconstruction of inferential chains. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 26 (esp.), p. 615-644, 2010.
ZANOTTO, M. S. A construção de uma prática de letramento para o ensino pesquisa de leitura da ‘metáfora’ em textos literários. In: LIMA, A. (Org.). A propósito da metáfora. Recife: Editora da UFPE; Cátedra Unesco de Leitura – PUC/Rio, 2014 p. 193-241.
ZANOTTO, M. S.; SUGAYAMA, A. M. Um confronto Heurístico entre práticas de letramento e as epistemologias do monologismo e do dialogismo. In: Signum: Estudos da Linguagem. Londrina, n. 19/1, p. 11-39, jun. 2016.
ZANOTTO, M. S. Diálogos imprescindíveis: metáfora, cognição e letramento literário In: Linguagem, cognição e cultura: estudos em interface / organização Sandra Cavalcante, Rosângela Gabriel, Heronides Moura. - 1. ed. - Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020. p. 127-156.
ZITKOSKI, J. J. Dialogicidade. In: Dicionário Paulo Freire. STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). 2a. edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dianne Cristine Rodrigues de Melo, Mara Sophia Zanotto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.