Por uma formação docente mais crítica
o pensar alto em grupo como caminho para a formação de leitores e professores
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e65372Parole chiave:
pensar alto em grupo, diálogo, formação de professores, formação de leitores, avaliações em larga escalaAbstract
Este artigo busca refletir sobre os desafios enfrentados na formação de professores e leitores, propondo uma abordagem fundamentada nos princípios da pedagogia freireana (FREIRE, 1970), no dialogismo de Bakhtin (BAKHTIN, 1992; BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2010) e no construto teórico-metodológico do Pensar Alto em Grupo (PAG) (ZANOTTO, 1992, 1995), para uma formação docente mais colaborativa, crítica e transformadora. Para isso, partimos da problematização das avaliações em larga escala e como seus resultados e intencionalidades impactam as práticas educativas e a formação de professores. Por fim, compartilhamos uma proposta de formação docente, apoiada no PAG, que visa uma formação de leitores mais efetiva.
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