Por uma formação docente mais crítica

o pensar alto em grupo como caminho para a formação de leitores e professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e65372

Palabras clave:

pensar alto em grupo, diálogo, formação de professores, formação de leitores, avaliações em larga escala

Resumen

Este artigo busca refletir sobre os desafios enfrentados na formação de professores e leitores, propondo uma abordagem fundamentada nos princípios da pedagogia freireana (FREIRE, 1970), no dialogismo de Bakhtin (BAKHTIN, 1992; BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2010) e no construto teórico-metodológico do Pensar Alto em Grupo (PAG) (ZANOTTO, 1992, 1995), para uma formação docente mais colaborativa, crítica e transformadora. Para isso, partimos da problematização das avaliações em larga escala e como seus resultados e intencionalidades impactam as práticas educativas e a formação de professores. Por fim, compartilhamos uma proposta de formação docente, apoiada no PAG, que visa uma formação de leitores mais efetiva.

Biografía del autor/a

Dianne Cristine Rodrigues de Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fonoaudióloga, especialista em Linguagem e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Mais de 20 anos de experiência na área de Fonoaudiologia Clínica, atendendo crianças, adolescentes e adultos. Trabalho específico com o aperfeiçoamento e aprimoramento da comunicação como ferramenta estratégica das relações sociais e profissionais.Elaborou e implementou programas de formação e assessoria fonoaudiológica às escolas e OSCs, desenvolvendo programas de inclusão e de formação continuada para educadores. Foi responsável pela coordenação e liderança de equipe de professores, implantação de metodologias pedagógicas, planejamento e execução de eventos educacionais, atendimento a pais, alunos e terapeutas. Desenvolveu e executou projetos de inclusão social. Prática na elaboração de recursos institucionais e didáticos. Elaboração e aplicação de programas de treinamentos e assessoria fonoaudiológica à equipe pedagógica, com o objetivo de subsidiar a prática educativa. Desenvolvimento de programas de saúde ocupacional, de capacitação e formação continuada para professores.Durante 13 anos, atuou em diversas frentes no Itaú Social. Participou da elaboração, implantação, acompanhamento e avaliação de programas e projetos desenvolvidos na área de gestão educacional, educação integral e leitura e escrita, como o Programa Escrevendo o Futuro, Olimpíada de Língua Portuguesa e o Leia com uma Criança. Coordenou o programa de Voluntariado e atuou com o fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil. Implementou e coordenou a área de Engajamento Social e Leitura que fomentou diversos projetos relevantes na área do livro, leitura, literatura e biblioteca.É membro do grupo coordenador da Rede LEQT - Rede de Leitura e Escrita de Qualidade para Todos do GIFE e faz parte do Conselho do Instituto Emília.Atualmente, trabalha como formadora, palestrante, curadora de conteúdos e consultora na LEDUCA - Consultoria em Linguagem e Educação e é mestranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP.

Mara Sophia Zanotto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL). Fez doutorado em Linguística, na Universidade de São Paulo (USP), em 1976. É líder do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora - GEIM/CNPq, que desenvolve pesquisa em três direções: 1) leitura e interpretação da metáfora/metonímia no gênero literário e em outros gêneros 2) abordagem discursiva e estilística da metáfora/metonímia; 3) estudo semântico-pragmático da significação da metáfora/metonímia em uso. Organizou, com membros do GEIM e do LAEL, o primeiro congresso internacional sobre a metáfora: Conference on Metaphor in Language and Thought, na PUC-SP, em 2002, no qual foi lançada a tradução brasileira da obra seminal de Lakoff & Johnson (1980), Metaphors we live by, realizada por ela e membros do grupo GEIM. Do congresso resultou a publicação internacional: Confronting Metaphor in Use: An Applied Linguistic Approach, em parceria com Lynne Cameron (Open University, UK) e Marilda Cavalcanti (UNICAMP) (John Benjamins, 2008). Participou, a convite, em 2006, do projeto coordenado por Lynne Cameron: MetNet: Metaphor Analysis ? Theoretical and Methodological Challenges in Using Discourse Data, na University of Leeds (http://creet.open.ac.uk/projects/metaphor- analysis/index.cfm. Áreas de atuação: Estudos da Metáfora/Metonímia; Estudos de Letramento, Pragmática, Metodologia de Pesquisa.

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Publicado

2024-02-01

Cómo citar

Melo, D. C. R. de, & Zanotto, M. S. . (2024). Por uma formação docente mais crítica: o pensar alto em grupo como caminho para a formação de leitores e professores. Intercâmbio, 54, e65372. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e65372

Número

Sección

Artigos