Language diagnosis

it’s complexity concerning Autistic Spectrum Disorder cases

Authors

Keywords:

ASD, autism, early diagnosis, language, language clinic

Abstract

The importance of early diagnosis of autistic spectrum disorder (ASD) is highlighted in scientific studies (GARCIA E LAMPREIA, 2011). The questions in this article come from the speech therapy care of a very young child with suspected ASD. Through the analysis of the literature, the ASD is hegemonically defined based on medical diagnostic criteria and little is said about language. In the analysis of the case, we approach a clinic crossed by language. Due to the structural reasoning involved in it, a diagnosis was made, as well as promoting changes, expanding the discussion about early diagnosis and about the necessary caution in caring for young children.

Author Biographies

Ana Carolina Prisco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Atualmente, atende em clínica particular e instituições. Situa-se na perspectiva da Clínica de Linguagem, proposição teórico-clínica adotada pelos pesquisadores da Linha de Pesquisa ?Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem? da PUC São Paulo. A partir dessa fundamentação, que se apoia numa articulação entre a Linguística e a Psicanálise, dialoga com duas outras áreas de seu interesse: saúde mental e educação.

Lúcia Maria Guimarães Arantes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Atualmente é coordenadora do Curso de Fonoaudiologia e foi , também , Chefe do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica ( 2015-2017) FACHS- PUCSP, é, também, professora do Programa de Pós Graduação de Linguística Aplicada e Estudos ds Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É fonoaudióloga do Serviço de Patologia da Linguagem da DERDIC/PUC-SP -CER II Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Diagnóstico e Terapia de Linguagem (fala e escrita), atuando principalmente nos seguintes temas: clínica de linguagem, avaliação de linguagem aquisição e patologias da linguagem.

References

ANDRADE, L. Procedimentos de avaliação de linguagem na clínica fonoaudiológica: entre o singular e o universal. In: LIER-DEVITTO, M. F.; ARANTES, L. M. G. (Orgs.) Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2006, p. 349-360.

ARANTES, L. M. G. Diagnóstico e Clínica de Linguagem. 2001. Tese de doutorado (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação e Estudos em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

BERGÉS, J.; BALBO, G. A criança e a psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CARVALHO, G. M. M. O ritmo como questão nas manifestações verbais singulares do autista. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo , v. 15, n. 4, p. 781-797, Dec. 2012. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142012000400003&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Apr. 2019.

CATÃO, I.; VIVES, J.-M. Sobre a escolha do sujeito autista: voz e autismo. Estud. psicanal., Belo Horizonte , n. 36, p. 83-92, dez. 2011. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372011000300007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 19 apr. 2019.

DE LEMOS, C. T. G. Sobre a aquisição de linguagem e seu dilema (pecado) original. Boletim da Abralin. Recife: Editora da Universidade Estadual de Pernambuco, v. 03, p.97-126, 1982.

DE LEMOS, C. T. G. Interacionismo em aquisição de linguagem. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 02, n 2, p. 231-248, 1986.

DE LEMOS, C. T. G. Los processos metafóricos y metonímicos como mecanismos de cambio. Substratm, Barcelona, v. 01, n. 01, p. 121-136, 1992.

DE LEMOS, C. T. G. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 42, p. 41-69, 2002.

DE LEMOS, C. T. G. A criança e o linguista: modos de habitar a língua? Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 954-964, 2014.

FARAH, L. S. D. et al. Estudo longitudinal da atenção compartilhada em crianças autistas não-verbais. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 11, n. 4, p. 587-597, Dec. 2009. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800007&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Apr. 2019.

GARCIA, M. L.; LAMPRÉIA, C. Limites e possibilidades da identificação de risco de autismo no primeiro ano de vida. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 300-308, 2011. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200011&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Apr. 2019.

GOMES, P. T. M. et al. Autismo no Brasil, desafios familiares e estratégias de superação: revisão sistemática. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, v. 91, n. 2, p. 111-121, Apr. 2015. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000200111&lng=en&nrm=iso>. access on 24 Apr. 2019.

JERUSALINSKY, J. Enquanto o futuro não vem: a psicanálise na clínica interdisciplinar com bebês. 3ª ed. Salvador: Álgama, 2002.

LAMPRÉIA, C. Perspectivas da pesquisa prospectiva com bebês irmãos de autistas. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 29, n. 1, p. 160-171, 2009. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100013&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Apr. 2019.

LAZNIK, M. C. Os efeitos da palavra sobre o olhar dos pais, fundador do corpo da criança. In: WANDERLEY, D. B. (Org.). Agora eu era o rei: os entraves da prematuridade. Salvador: Ágalma, 1999, p. 129-140.

LIER-DEVITTO, M. F. Patologias da linguagem: sobre as vicissitudes de falas sintomáticas. In: LIER-DEVITTO, M. F.; ARANTES, L. M. G. (Orgs.) Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2006, p. 183-200.

LIMA, T. M. T.; LERNER, R. Contribuições da noção de pulsão invocante à clínica do autismo e da psicose. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo , v. 19, n. 4, p. 720-736, Dec. 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142016000400720&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Apr. 2019

MACHADO, L. V. Autismo, psicanálise e prevenção: do que se trata?. Estilos clin., São Paulo, v. 23, n. 1, p. 114-129, abr. 2018. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282018000100008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 08 maio 2019. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i1p114-129.

MARCOLINO-GALLI, J. A relação memória-linguagem nas demências: abrindo a caixa de Pandora. 2013. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação e Estudos em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

NICOLIELO, A. P. et al. Intervenção fonoaudiológica baseada na perspectiva comportamental em transtorno global do desenvolvimento (tgd): relato de caso. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1351-1360, Aug. 2014. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000401351&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Apr. 2019.

PRISCO, A. C. Sobre a complexidade envolvida no diagnóstico precoce de autismo: uma questão de linguagem. 2020. Dissertação de mestrado (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação e Estudos em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

REIS, H. I. S., PEREIRA, Ana P. S., ALMEIDA, L. S. Características e Especificidades da Comunicação Social na Perturbação do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial [online]. 2016, v. 22, n. 3, pp. 325-336. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300002>. Acesso em 6 Dezembro 2021

SEIZE, M. M.; BORSA, J. C. Instrumentos para Rastreamento de Sinais Precoces do Autismo: Revisão Sistemática. Psico-USF, Itatiba, v. 22, n. 1, p. 161-176, Apr. 2017. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000100161&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Apr. 2019.

VORCARO, A. A. Linguagem maternante e linguagem materna: sobre o funcionamento lingüístico que precede a fala. In: BERNARDINO, L. M. F., ROHENKOHL, C. M. O bebê e a modernidade: abordagens teórico-clínicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, p. 10-24.

ZANON, R. B., Backes, B. e Bosa, C. A. Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2014, v. 30, n.1, pp. 25-33. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000100004>. Acesso em 6 Dezembro 2021.

ZAQUEU, L. C. C. et al. Associações entre Sinais Precoces de Autismo, Atenção Compartilhada e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 31, n. 3, p. 293-302, Sept. 2015. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000300293&lng=en&nrm=iso>. access on 08 Apr. 2019.

Published

2022-06-23

How to Cite

Prisco, A. C. ., & Arantes, L. M. G. . (2022). Language diagnosis: it’s complexity concerning Autistic Spectrum Disorder cases. Intercâmbio, 50, e58278. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/58278

Issue

Section

Artigos