Sobre a complexidade envolvida no diagnóstico precoce de Transtorno do Espectro Autista

uma questão de linguagem

Auteurs

Mots-clés :

TEA, autismo, diagnóstico precoce;, linguagem, clínica de linguagem

Résumé

As questões deste trabalho advêm do atendimento fonoaudiológico de uma criança pequena com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O diagnóstico precoce de TEA vem sendo valorizado nos estudos científicos. Nosso objetivo foi discuti-lo por meio da análise de literatura e do relato de um caso. Na literatura, observa-se o TEA definido pelos critérios médicos de diagnóstico e a linguagem é pouco abordada. No relato do caso, situamos uma clínica de linguagem, que permitiu estabelecer um diagnóstico de linguagem e promover mudanças. Buscamos ampliar a discussão sobre o diagnóstico precoce, ressaltando a cautela necessária ao acolher crianças pequenas.

Bibliographies de l'auteur

Ana Carolina Prisco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Atualmente, atende em clínica particular e instituições. Situa-se na perspectiva da Clínica de Linguagem, proposição teórico-clínica adotada pelos pesquisadores da Linha de Pesquisa ?Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem? da PUC São Paulo. A partir dessa fundamentação, que se apoia numa articulação entre a Linguística e a Psicanálise, dialoga com duas outras áreas de seu interesse: saúde mental e educação.

Lúcia Maria Guimarães Arantes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Atualmente é coordenadora do Curso de Fonoaudiologia e foi , também , Chefe do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica ( 2015-2017) FACHS- PUCSP, é, também, professora do Programa de Pós Graduação de Linguística Aplicada e Estudos ds Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É fonoaudióloga do Serviço de Patologia da Linguagem da DERDIC/PUC-SP -CER II Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Diagnóstico e Terapia de Linguagem (fala e escrita), atuando principalmente nos seguintes temas: clínica de linguagem, avaliação de linguagem aquisição e patologias da linguagem.

Références

ANDRADE, L. Procedimentos de avaliação de linguagem na clínica fonoaudiológica: entre o singular e o universal. In: LIER-DEVITTO, M. F.; ARANTES, L. M. G. (Orgs.) Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2006, p. 349-360.

ARANTES, L. M. G. Diagnóstico e Clínica de Linguagem. 2001. Tese de doutorado (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação e Estudos em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

BERGÉS, J.; BALBO, G. A criança e a psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CARVALHO, G. M. M. O ritmo como questão nas manifestações verbais singulares do autista. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo , v. 15, n. 4, p. 781-797, Dec. 2012. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142012000400003&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Apr. 2019.

CATÃO, I.; VIVES, J.-M. Sobre a escolha do sujeito autista: voz e autismo. Estud. psicanal., Belo Horizonte , n. 36, p. 83-92, dez. 2011. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372011000300007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 19 apr. 2019.

DE LEMOS, C. T. G. Sobre a aquisição de linguagem e seu dilema (pecado) original. Boletim da Abralin. Recife: Editora da Universidade Estadual de Pernambuco, v. 03, p.97-126, 1982.

DE LEMOS, C. T. G. Interacionismo em aquisição de linguagem. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 02, n 2, p. 231-248, 1986.

DE LEMOS, C. T. G. Los processos metafóricos y metonímicos como mecanismos de cambio. Substratm, Barcelona, v. 01, n. 01, p. 121-136, 1992.

DE LEMOS, C. T. G. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 42, p. 41-69, 2002.

DE LEMOS, C. T. G. A criança e o linguista: modos de habitar a língua? Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 954-964, 2014.

FARAH, L. S. D. et al. Estudo longitudinal da atenção compartilhada em crianças autistas não-verbais. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 11, n. 4, p. 587-597, Dec. 2009. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800007&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Apr. 2019.

GARCIA, M. L.; LAMPRÉIA, C. Limites e possibilidades da identificação de risco de autismo no primeiro ano de vida. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 300-308, 2011. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200011&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Apr. 2019.

GOMES, P. T. M. et al. Autismo no Brasil, desafios familiares e estratégias de superação: revisão sistemática. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, v. 91, n. 2, p. 111-121, Apr. 2015. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000200111&lng=en&nrm=iso>. access on 24 Apr. 2019.

JERUSALINSKY, J. Enquanto o futuro não vem: a psicanálise na clínica interdisciplinar com bebês. 3ª ed. Salvador: Álgama, 2002.

LAMPRÉIA, C. Perspectivas da pesquisa prospectiva com bebês irmãos de autistas. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 29, n. 1, p. 160-171, 2009. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100013&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Apr. 2019.

LAZNIK, M. C. Os efeitos da palavra sobre o olhar dos pais, fundador do corpo da criança. In: WANDERLEY, D. B. (Org.). Agora eu era o rei: os entraves da prematuridade. Salvador: Ágalma, 1999, p. 129-140.

LIER-DEVITTO, M. F. Patologias da linguagem: sobre as vicissitudes de falas sintomáticas. In: LIER-DEVITTO, M. F.; ARANTES, L. M. G. (Orgs.) Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2006, p. 183-200.

LIMA, T. M. T.; LERNER, R. Contribuições da noção de pulsão invocante à clínica do autismo e da psicose. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo , v. 19, n. 4, p. 720-736, Dec. 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142016000400720&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Apr. 2019

MACHADO, L. V. Autismo, psicanálise e prevenção: do que se trata?. Estilos clin., São Paulo, v. 23, n. 1, p. 114-129, abr. 2018. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282018000100008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 08 maio 2019. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i1p114-129.

MARCOLINO-GALLI, J. A relação memória-linguagem nas demências: abrindo a caixa de Pandora. 2013. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação e Estudos em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

NICOLIELO, A. P. et al. Intervenção fonoaudiológica baseada na perspectiva comportamental em transtorno global do desenvolvimento (tgd): relato de caso. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1351-1360, Aug. 2014. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000401351&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Apr. 2019.

PRISCO, A. C. Sobre a complexidade envolvida no diagnóstico precoce de autismo: uma questão de linguagem. 2020. Dissertação de mestrado (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação e Estudos em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

REIS, H. I. S., PEREIRA, Ana P. S., ALMEIDA, L. S. Características e Especificidades da Comunicação Social na Perturbação do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial [online]. 2016, v. 22, n. 3, pp. 325-336. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300002>. Acesso em 6 Dezembro 2021

SEIZE, M. M.; BORSA, J. C. Instrumentos para Rastreamento de Sinais Precoces do Autismo: Revisão Sistemática. Psico-USF, Itatiba, v. 22, n. 1, p. 161-176, Apr. 2017. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000100161&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Apr. 2019.

VORCARO, A. A. Linguagem maternante e linguagem materna: sobre o funcionamento lingüístico que precede a fala. In: BERNARDINO, L. M. F., ROHENKOHL, C. M. O bebê e a modernidade: abordagens teórico-clínicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, p. 10-24.

ZANON, R. B., Backes, B. e Bosa, C. A. Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2014, v. 30, n.1, pp. 25-33. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000100004>. Acesso em 6 Dezembro 2021.

ZAQUEU, L. C. C. et al. Associações entre Sinais Precoces de Autismo, Atenção Compartilhada e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 31, n. 3, p. 293-302, Sept. 2015. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000300293&lng=en&nrm=iso>. access on 08 Apr. 2019.

Téléchargements

Publiée

2022-06-23

Comment citer

Prisco, A. C. ., & Arantes, L. M. G. . (2022). Sobre a complexidade envolvida no diagnóstico precoce de Transtorno do Espectro Autista: uma questão de linguagem. Intercâmbio, 50, e58278. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/58278

Numéro

Rubrique

Artigos