O ENSINO COLABORATIVO E A PRÁTICA DO PIBID

Autores/as

  • Déborah Caroline Cardoso Pereira RORRATO Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Ensino Colaborativo, Formação de Professores, Tensões.

Resumen

O processo de ensino aprendizagem está cada vez mais desafiador e com necessidade de mudanças (RIGELMAN e RUBEN, 2012). Fazê-lo a partir de práticas colaborativas tem sido alvo de diversas pesquisas (ROTH et al, 1999; MAGALHÃES e FIDALGO, 2010; MATEUS, 2011). Neste sentido, este estudo objetiva discutir conceitos de colaboração, bem como sua relevância no contexto de formação de professores. Para isso, algumas características colaborativas serão apresentadas, focando em suas tensões. Compõem o corpus deste trabalho as minhas representações como professora em formação por meio do meu diário escrito durante o desenvolvimento do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

 

Publicado

2014-10-21

Cómo citar

RORRATO, D. C. C. P. (2014). O ENSINO COLABORATIVO E A PRÁTICA DO PIBID. Intercâmbio, 29. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/20965

Número

Sección

Artigos