O ENSINO COLABORATIVO E A PRÁTICA DO PIBID
Mots-clés :
Ensino Colaborativo, Formação de Professores, Tensões.Résumé
O processo de ensino aprendizagem está cada vez mais desafiador e com necessidade de mudanças (RIGELMAN e RUBEN, 2012). Fazê-lo a partir de práticas colaborativas tem sido alvo de diversas pesquisas (ROTH et al, 1999; MAGALHÃES e FIDALGO, 2010; MATEUS, 2011). Neste sentido, este estudo objetiva discutir conceitos de colaboração, bem como sua relevância no contexto de formação de professores. Para isso, algumas características colaborativas serão apresentadas, focando em suas tensões. Compõem o corpus deste trabalho as minhas representações como professora em formação por meio do meu diário escrito durante o desenvolvimento do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Déborah Caroline Cardoso Pereira RORRATO 2014
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .