VERBAL, VISUAL E ARTICULAÇÕES DE SENTIDO: A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TRABALHO POR JOVENS APRENDIZES

Autores/as

  • Márcia Garbini Franco

Palabras clave:

enunciado concreto, dialogismo, escola técnico-profissionalizante

Resumen

Este artigo investiga como a noção de trabalho é construída verbo-visualmente num relatório de pesquisa confeccionado por aprendizes de uma escola técnico-profissionalizante. A análise partiu do conceito de enunciado concreto construído por Bakhtin e seu Círculo (1929/ 2004), que considera a enunciação uma resposta a um enunciado concreto, no processo de interação social entre os sujeitos que participam dessa relação. Os resultados indicaram que o visual tem caráter ilustrativo, mas significativo no sentido de que é um fragmento de um momento particular de uma “realidade” e que colabora para a compreensão da representação de trabalho que se constrói no texto.

Cómo citar

Franco, M. G. (2010). VERBAL, VISUAL E ARTICULAÇÕES DE SENTIDO: A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TRABALHO POR JOVENS APRENDIZES. Intercâmbio, 17. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3589

Número

Sección

Artigos