James Joyce e a pedagogia jesuítica

autoria e epifania James Joyce e a pedagogia jesuítica

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Mots-clés :

James Joyce, Autoria, Pedagogia Jesuítica

Résumé

RESUMO: Em Retrato do Artista quando Jovem, considerado autobiográfico, Joyce, ao narrar a história de Stephen Dedalus, sua angústia, sua revolta contra a criação religiosa, fala de sua vida e do sofrimento para se libertar da religião e tornar-se autor. O Ratio Studiorum, método da pedagogia jesuítica, baseado na repetição e imitação dos clássicos, limita a liberdade de escolha que caracteriza a autoria. Evidenciamos que o que tolhia a autoria era o acesso ao arquivo. Joyce desenvolve uma teoria fundamentada no conceito tomista de quidditas. Procurando a beleza ideal, encontra a epifania, o momento de estesia que desvenda a “coisidade” do ser.

Biographie de l'auteur

Leda Verdiani Tfouni, Universidade de São Paulo

Dep. de Psicologia.

Linguística Aplicada

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Publiée

2021-05-28

Comment citer

Tfouni, L. V. (2021). James Joyce e a pedagogia jesuítica: autoria e epifania James Joyce e a pedagogia jesuítica. Intercâmbio, 48, 20–39. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/51783

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