O DIÁRIO REFLEXIVO COMO INSTRUMENTO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA

Autori

  • Josely Iris Fernandes Miranda
  • Maria Inês Vasconcelos Felice

Parole chiave:

Avaliação Formativa, Diário Reflexivo, Aprendizagem Significativa.

Abstract

O Curso de Letras investigado tem seu foco na formação de professores; a pesquisa aqui apresentada visou a investigar a prática de avaliação, especificamente a avaliação formativa. A AF é compreendida, segundo Álvarez Méndez (2002), como atividade crítica de aprendizagem, um ato dinâmico que possibilita o crescimento, aprendizado e desenvolvimento do aluno, visando à transformação. O Diário Reflexivo, como instrumento de ensino-aprendizagem, possibilita conhecer melhor cada aluno individualmente, o estado real de seus conhecimentos; consequentemente, permite que sejam auxiliados de forma mais consistente e que o curso seja redimensionado de acordo com as suas necessidades reais, tornando sua aprendizagem significativa. O Diário Reflexivo tem adquirido novos propósitos e características, como facilitar a aprendizagem de uma língua estrangeira na modalidade escrita e uma proficiência em leitura.

Come citare

Miranda, J. I. F., & Felice, M. I. V. (2013). O DIÁRIO REFLEXIVO COMO INSTRUMENTO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA. Intercâmbio, 26. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/15180

Fascicolo

Sezione

Artigos