APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE MULTILETRAMENTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Autori

Parole chiave:

Metodologia Ativa, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Multiletramentos, Plataformas Digitais, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Abstract

 Este artigo objetiva trabalhar com a metodologia de ensino de aprendizagem baseada em problemas (PBL) e as plataformas digitais Google Sala de Aula e Toondoo para o desenvolvimento de um projeto de multiletramentos em Língua Portuguesa, em uma sala de nono ano, com dezesseis alunos de uma escola pública estadual (SP). Os pressupostos teóricos referem-se a aprendizagem baseada em problemas, o conceito de multiletramentos e o uso de plataformas digitais no ensino-aprendizagem. Os resultados demonstraram a contribuição do PBL e das plataformas para promoção dos multiletramentos mediante leitura e produção discursiva, em ambiente digital.

Biografia autore

Priscilla Alves LIMA, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Mestre em Linguística Aplicada (2019);Pós- graduada em Letras - Língua Portuguesa, Gramática e Uso pela Universidade de Taubaté ( 2008), cursou o primeiro semestre da Pós-Graduação em Práticas Reflexivas do Ensino Aprendizagem em Língua Inglesa na Escola Pública pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Graduada em em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade de Taubaté (2005).Cursa o terceiro ano de Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Realizou curso de extensão em Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Superior com Tecnologias Educacionais: Estratégia de Desenvolvimento de Projetos, PBL e outras Metodologias Ativas pela Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e atualmente, desenvolve pesquisa na área de Metodologias Ativas de Ensino e Multiletramentos. Atua há 15 anos lecionando Língua Portuguesa e Inglesa em escolas privadas e públicas. Há cinco anos é professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado de SP.

Pubblicato

2021-05-28

Come citare

LIMA, P. A. (2021). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE MULTILETRAMENTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA. Intercâmbio, 48. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42811

Fascicolo

Sezione

Artigos