WhatsNews

um curso no whatsApp para professores de inglês com base na complexidade e transdisciplinaridade

Autores/as

Palabras clave:

formação de professores de inglês, aprendizagem móvel, transdisciplinaridade, complexidade, WhatsApp

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de um estudo qualitativo com professores de inglês que participaram de um curso realizado no WhatsApp intitulado WhatsNews. O curso objetivou proporcionar uma vivência móvel transdisciplinar complexa em língua inglesa. Assim entendida, tal vivência buscou favorecer que os professores pudessem ampliar sua compreensão do mundo (NICOLESCU, 2000), refletir sobre a vida, o próximo e si mesmos (MORIN, 2015a), e construir conhecimentos de maneira espontânea (SACCOL et al., 2011). A pesquisa, embasada pela abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2017), interpretou a percepção dos participantes sobre essa vivência.

Biografía del autor/a

Solange Lopes Vinagre Costa, LAEL/PUC-SP

Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP. Possui especialização Lato Sensu em Tradução pela USP-SP e graduação em Letras, habilitações Tradutor e Intérprete, pela Faculdade Ibero Americana.

Citas

COPE, B.; KALANTZIS, M. Conceptualizing e-Learning. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Org.) e-Learning ecologies: principles for new learning and assessment. New York: Routledge, 2017. p. 1-45.

FREIRE, M.M. Da aparência à essência: a abordagem hermenêutico-fenomenológica como orientação qualitativa de pesquisa. In: ROJAS, J.; STREINGHETA, L.M. (Orgs.). Educação, pesquisa e prática docente em diferentes contextos. Campo Grande: Life Editora, 2012. p.181-199.

FREIRE, M.M. Uma abordagem metodológica e uma teoria do conhecimento: relato de um encontro e a emergência de uma tessitura. In: FREIRE, M.M.; BRAUER, K.C. N.; AGUILAR, G. (Orgs.). Vias para a pesquisa: reflexões e mediações. São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, Campus Virtual, 2017. p.176-182.

LEFFA, V. J. Transdisciplinaridade no ensino de línguas: a perspectiva das teorias da complexidade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, n. 1, 2006. p.27-49.

LEFFA, V. J. Redes sociais: ensinando línguas como antigamente. In: ARAÚJO, J; LEFFA, V. (Orgs.). Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? São Paulo: Parábola, 2016a. p. 137-153.

LEFFA, V. J. Língua estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2016b.

LEFFA, V. J. Tecnologias educacionais: o professor como polinizador. 2021. Vídeo (8 min). Disponível em https://youtu.be/WyY2w-Ro634. Acesso em 10 out. 2022.

MORAES, M.C. Da epistemologia da complexidade à docência transdisciplinar. In: DRAVET, F; PASQUIER, F.; COLLADO, J.; CASTRO, G. (Orgs.). Transdisciplinaridade e educação do futuro. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, Universidade Católica de Brasília, 2019. p.135-163.

MORIN, E. et. al. Carta da transdisciplinaridade. Portugal: Convento da Arrábida, 1994.

MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015a.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015b.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 23 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

NICOLESCU, B. Um novo tipo de conhecimento - transdisciplinaridade. In: NICOLESCU, B. et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: Unesco, 2000. p. 9-25.

NICOLESCU, B. Methodology of transdisciplinarity – levels of reality, logic of the included middle and complexity. Transdisciplinary Journal of Engineering & Science Vol: 1, No:1. 2010, p.19-38,

NICOLESCU, B. Being Transdisciplinary, as Keystone of Facing the Challenges of the 21st Century. In: NICOLESCU, B.; YEH, R.T; Ertas, A. Being Transdisciplinary. USA: TheATLAS, 2019. p.1-5.

PETRAGLIA, I. Educação e complexidade: os sete saberes na prática pedagógica. In: MORAES M.C., ALMEIDA, M.C. (Orgs.). Os setes saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012. p.129-147.

SACOLL, A., SCHLEMMER, E., BARBOSA, J. M-learning e U-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

UNESCO. Glossário de terminologia curricular. 2016. Disponível em http://www.ibe.unesco.org/sites/default/files/resources/ibe-glossary-curriculum_por.pdf. Acesso em 10 out. 2022.

Publicado

2022-12-21

Cómo citar

Costa, S. L. V. (2022). WhatsNews: um curso no whatsApp para professores de inglês com base na complexidade e transdisciplinaridade . Intercâmbio, 51, e57730. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/57730

Número

Sección

Artigos