Lexical Priming e aquisição de L2
o caso da terceira pessoa do singular da Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-759X2025V57e70895Palabras clave:
Linguística de Corpus, pré-ativação lexical, aquisição de L2, ensino de inglêsResumen
O presente estudo visa verificar a atuação da pré-ativação lexical (Hoey, 2005) na aquisição da terceira pessoa do singular do presente simples por aprendizes brasileiros de inglês como L2. Padrões de uso dessa forma verbal no corpus BR-ICLE foram identificados e comparados a padrões semelhantes no Corpus of Contemporary American English (COCA). Os resultados evidenciam que os aprendizes produziram com maior acerto os padrões contendo verbos mais recorrentes no COCA em relação aos padrões com verbos menos frequentes, indicando que a pré-ativação lexical parece influenciar a aquisição da terceira pessoa do singular.
Citas
BAILEY, N.; MADDEN, C.; KRASHEN, S. D. Is There a “Natural Sequence” in Adult Second Language Learning? Language Learning, v. 24, n. 2, p. 235–243, 1974.
BERBER SARDINHA, T. Linguística de Corpus. Barueri, SP: Manole, 2004.
BIBER, D.; JOHANSSON, S.; LEECH, G. Longman Grammar of Spoken and Written English. Hardcover. 1a edição ed. Harlow: Pearson, 1999.
BREZINA, V.; WEILL-TESSIER, P.; MCENERY, A. #LancsBox V. 5.X. [s.l: s.n.].
CORDER, S. P. Error analysis and interlanguage. Oxford: Oxford University Press, 1981.
DAVIES, M. The Corpus of Contemporary American English (COCA). Available online at https://www.english-corpora.org/coca/.:[S.n.].
DULAY, H. C.; BURT, M. K. Should We Teach Children Syntax? Language Learning, v. 23, n. 2, p. 245–258, 1973.
DULAY, H. C.; BURT, M. K. Natural Sequences in Child Second Language Acquisition1. Language Learning, v. 24, n. 1, p. 37–53, 1974.
FIRTH, J. R. Papers in Linguistics, 1934-1951. London; New York: Oxford University Press, 1957.
GOLDSCHNEIDER, J.; DEKEYSER, R. Explaining the “Natural Order of L2 Morpheme Acquisition” in English: A Meta‐analysis of Multiple Determinants. Language Learning, v. 55, p. 27–77, 1 jun. 2005.
GRANGER, S. et al. The International Corpus of Learner English. Version 3. Louvain-la-Neuve: UCL Presses Universitaires de Louvain, 2020.
HAN, Z.; TARONE, E. Interlanguage: Forty years later. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2014.
HASHIMOTO, B.; EGBERT, J. More Than Frequency? Exploring Predictors of Word Difficulty for Second Language Learners. Language Learning, v.69, n.4, p.839-872, 2019.
HOEY, M. Lexical Priming: A new theory of words and language. London: Routledge, 2005.
HUNSTON, S. Corpora in Applied Linguistics. 1st edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
MARCELINO. M. Considerations on the role of Input in L2 Acquisition: ELT and Bilingual Contexts. Intercâmbio, v.37, p. 76-97, mar.2018.
ODLIN, T. Language Transfer: Cross-Linguistic Influence in Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
PACE-SIGGE, M. The concept of lexical priming in the context of language use. ICAME Journal, [s. l.], v. 37, p. 149–173, 2013.
PARTINGTON, A.; ALISON, D.; CHARLOTTE, T. Patterns and Meanings in Discourse. Amsterdã: John Benjamins Publishing Company, 2013. Disponível em: https://benjamins.com/catalog/scl.55. Acesso em: 30 mar. 2022.
SCARBOROUGH, D. L.; CORTESE, C.; HOLLIS, S. Frequency and Repetition Effects in Lexical Memory. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, v.3, n.1, p. 1-17, 1977.
SELINKER, L. Interlanguage. IRAL: International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, v. 10, n. 1–4, p. 209–232, 1 jan. 1972a.
SELINKER, L. Interlanguage. IRAL: International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, v. 10, n. 1–4, p. 209–232, 1 jan. 1972b.
SINCLAIR, J. Corpus Concordance Collocation. Oxford: Oxford University Press, 1991.
SLABAKOVA, R. Second Language Acquisition. 1st edition. Oxford: Oxford University Press, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marcos Roberto de Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.



