Lexical Priming e aquisição de L2

o caso da terceira pessoa do singular da Língua Inglesa

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2237-759X2025V57e70895

Mots-clés :

Linguística de Corpus, pré-ativação lexical, aquisição de L2, ensino de inglês

Résumé

O presente estudo visa verificar a atuação da pré-ativação lexical (Hoey, 2005) na aquisição da terceira pessoa do singular do presente simples por aprendizes brasileiros de inglês como L2. Padrões de uso dessa forma verbal no corpus BR-ICLE foram identificados e comparados a padrões semelhantes no Corpus of Contemporary American English (COCA). Os resultados evidenciam que os aprendizes produziram com maior acerto os padrões contendo verbos mais recorrentes no COCA em relação aos padrões com verbos menos frequentes, indicando que a pré-ativação lexical parece influenciar a aquisição da terceira pessoa do singular.

 

Biographie de l'auteur

Marcos Roberto de Oliveira, Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul

Marcos Roberto de Oliveira é Professor de Língua Inglesa na Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (CAPES) e bolsista de doutorado no projeto Portal Multimodal/Multilíngue para o Avanço da Ciência Aberta nas Humanidades (CNPq 444211/2020-9). Membro do Grupo de Estudos em Linguística de Corpus (GELC) do programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP. É pesquisador integrante da colaboração internacional entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Université du Québec en Outaouais (UQO), no projeto de pesquisa Linguistic and Artificial Intelligence Perspectives for Analyzing Writing Styles of Fake News Associated with Defamation of Politicians, financiado pelo Fundo de Pesquisa do Quebec - Sociedade e Cultura e pela Agência Universitária de Francofonia (AUF). Foi pesquisador visitante na Université du Québec en Outaouais (UQO), onde ministrou o curso "Whats Corpus Linguistics?". É parte do corpo editorial da revista Delta e suas principais áreas de interesse são Linguística de Corpus, aquisição de L2, procedimentos de identificação de metáforas, ensino de língua inglesa, e uso de modelos de inteligência artificial para processamento e análise linguística.

Références

BAILEY, N.; MADDEN, C.; KRASHEN, S. D. Is There a “Natural Sequence” in Adult Second Language Learning? Language Learning, v. 24, n. 2, p. 235–243, 1974.

BERBER SARDINHA, T. Linguística de Corpus. Barueri, SP: Manole, 2004.

BIBER, D.; JOHANSSON, S.; LEECH, G. Longman Grammar of Spoken and Written English. Hardcover. 1a edição ed. Harlow: Pearson, 1999.

BREZINA, V.; WEILL-TESSIER, P.; MCENERY, A. #LancsBox V. 5.X. [s.l: s.n.].

CORDER, S. P. Error analysis and interlanguage. Oxford: Oxford University Press, 1981.

DAVIES, M. The Corpus of Contemporary American English (COCA). Available online at https://www.english-corpora.org/coca/.:[S.n.].

DULAY, H. C.; BURT, M. K. Should We Teach Children Syntax? Language Learning, v. 23, n. 2, p. 245–258, 1973.

DULAY, H. C.; BURT, M. K. Natural Sequences in Child Second Language Acquisition1. Language Learning, v. 24, n. 1, p. 37–53, 1974.

FIRTH, J. R. Papers in Linguistics, 1934-1951. London; New York: Oxford University Press, 1957.

GOLDSCHNEIDER, J.; DEKEYSER, R. Explaining the “Natural Order of L2 Morpheme Acquisition” in English: A Meta‐analysis of Multiple Determinants. Language Learning, v. 55, p. 27–77, 1 jun. 2005.

GRANGER, S. et al. The International Corpus of Learner English. Version 3. Louvain-la-Neuve: UCL Presses Universitaires de Louvain, 2020.

HAN, Z.; TARONE, E. Interlanguage: Forty years later. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2014.

HASHIMOTO, B.; EGBERT, J. More Than Frequency? Exploring Predictors of Word Difficulty for Second Language Learners. Language Learning, v.69, n.4, p.839-872, 2019.

HOEY, M. Lexical Priming: A new theory of words and language. London: Routledge, 2005.

HUNSTON, S. Corpora in Applied Linguistics. 1st edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

MARCELINO. M. Considerations on the role of Input in L2 Acquisition: ELT and Bilingual Contexts. Intercâmbio, v.37, p. 76-97, mar.2018.

ODLIN, T. Language Transfer: Cross-Linguistic Influence in Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

PACE-SIGGE, M. The concept of lexical priming in the context of language use. ICAME Journal, [s. l.], v. 37, p. 149–173, 2013.

PARTINGTON, A.; ALISON, D.; CHARLOTTE, T. Patterns and Meanings in Discourse. Amsterdã: John Benjamins Publishing Company, 2013. Disponível em: https://benjamins.com/catalog/scl.55. Acesso em: 30 mar. 2022.

SCARBOROUGH, D. L.; CORTESE, C.; HOLLIS, S. Frequency and Repetition Effects in Lexical Memory. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, v.3, n.1, p. 1-17, 1977.

SELINKER, L. Interlanguage. IRAL: International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, v. 10, n. 1–4, p. 209–232, 1 jan. 1972a.

SELINKER, L. Interlanguage. IRAL: International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, v. 10, n. 1–4, p. 209–232, 1 jan. 1972b.

SINCLAIR, J. Corpus Concordance Collocation. Oxford: Oxford University Press, 1991.

SLABAKOVA, R. Second Language Acquisition. 1st edition. Oxford: Oxford University Press, 2016.

Téléchargements

Publiée

2025-07-08

Comment citer

Oliveira, M. R. de. (2025). Lexical Priming e aquisição de L2: o caso da terceira pessoa do singular da Língua Inglesa. Intercâmbio, 57, e70895. https://doi.org/10.23925/2237-759X2025V57e70895

Numéro

Rubrique

Artigos