Pão e circo ou Pan com migalhas de pão?
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i29.18500Palavras-chave:
Jogos Pan-Americanos Rio 2007, voluntariado, olimpismo, neoliberalismo,Resumo
Este artigo, pautado em uma pesquisa documental, bem como em uma revisão da literatura,tem por escopo discutir o estratagema do “legado social” no caso dos Jogos Pan-AmericanosRio 2007. Evidencia-se, na presente intelecção, que nesse megaevento poliesportivo oolimpismo é açambarcado pelo ideário neoliberal de sociedade, pois visa fomentar a culturado voluntariado. Ao promover o trabalho voluntário, modalidade extremamente precarizada detrabalho que não caracteriza qualquer vínculo empregatício e dispensa pagamento de salário,a filosofia do olimpismo deve ser entendida como um instrumento de dominação de classe,visto que o capital apodera-se de parte do valor criado pela força de trabalho.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.