A Revolução de 1871: construção histórica e cena política
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i25-26.18599Palavras-chave:
Comuna, lutas, revoluçõesResumo
Este artigo avalia as questões que antecederam à Comuna de Paris, especialmente entremarço e maio de 1871. Considerada como uma construção histórica, em um período dedualidade de poder (operários, burguesia), a Comuna apresentou padrões de luta, nosmomentos da tomada do poder e da transição política do Estado burguês para o EstadoProletário. Tais padrões podem ser percebidos nas várias tentativas de revolução socialista doséculo XX: a tomada do poder político, as mudanças nas estruturas políticas e institucionaisdo Estado – reorientadas para uma futura eliminação do próprio Estado. Os fracassos destesembates não invalidam o princípio revolucionário e emancipador das lutas dos trabalhadores,nos diversos momentos históricos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.