O Fausto saudosista ou o rural no cinema brasileiro e italiano
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i9/10.18979Resumo
Este ensaio propõe uma discussão comparativa da apreensão realizada pelo cinema italiano e brasileiro das décadas de 1950 e 1960 sobre o tema do rural, demonstrando que este é, recorrentemente, objeto de amor e ódio para ambas cinematografias. Sugerimos como hipótese preliminar que a complexidade do tratamento dado ao ruralnestes anos em que ambos os países operam a sua superação do ponto de vistaeconômico é uma das conseqüências de um elemento comum ao processo deconstituição do capitalismo tardio em ambas as sociedades: o descompasso entremodernização e modernidade e a complicada construção das identidades nacionais deledecorrente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.