O Fausto saudosista ou o rural no cinema brasileiro e italiano

Autores/as

  • Célia Tolentino

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v0i9/10.18979

Resumen

Este ensaio propõe uma discussão comparativa da apreensão realizada pelo cinema italiano e brasileiro das décadas de 1950 e 1960 sobre o tema do rural, demonstrando que este é, recorrentemente, objeto de amor e ódio para ambas cinematografias. Sugerimos como hipótese preliminar que a complexidade do tratamento dado ao ruralnestes anos em que ambos os países operam a sua superação do ponto de vistaeconômico é uma das conseqüências de um elemento comum ao processo deconstituição do capitalismo tardio em ambas as sociedades: o descompasso entremodernização e modernidade e a complicada construção das identidades nacionais deledecorrente.

Publicado

2004-06-19

Cómo citar

Tolentino, C. (2004). O Fausto saudosista ou o rural no cinema brasileiro e italiano. Lutas Sociais, (9/10), 95–104. https://doi.org/10.23925/ls.v0i9/10.18979