Imigração e racismo na modernização dependente do mercado de trabalho

Autores

  • Patricia Villen Doutora em Sociologia pela UNICAMP, Campinas-SP, Brasil. Diplomada no Master sull’Immigrazione. Fenomeni Migratori e Trasformazioni Sociali, Universidade Ca’ Foscari (Veneza).

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v19i34.25762

Palavras-chave:

Imigração, racismo, mercado de trabalho, capitalismo periférico.

Resumo

Em que medida a nova configuração da imigração recoloca o tema do racismo no Brasil?Por que o entendimento da dinâmica de funcionamento do mercado trabalho é centralpara a investigação de como, historicamente, o racismo se manifesta em sua relação coma imigração? Na tentativa de responder essas questões, propõe-se uma leitura da obrade Florestan Fernandes que expõe a dialética entre o negro e o branco/imigrante paraexplicar o movimento de rebaixamento no mercado de trabalho, determinado pelo racismo ecaracterístico da modernização dependente do capitalismo periférico. Essas pistas analíticassão fundamentais para se identificar a atuação do racismo no presente e na realidade social“periférica” da imigração no Brasil.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Villen, P. (2015). Imigração e racismo na modernização dependente do mercado de trabalho. Lutas Sociais, 19(34), 126–142. https://doi.org/10.23925/ls.v19i34.25762